CASE: Colégio Novos Tempos, em Contagem (MG), inova com ensino bilíngue e metodologia CLIL

Programa bilíngue Eduall prepara alunos para o cenário global, impulsiona o desempenho acadêmico e promove o engajamento das turmas na sala de aula

O Colégio Novos Tempos, em Contagem (MG), é uma instituição tradicional de ensino que enfrentava o desafio de manter a escola competitiva diante das exigências do mercado educacional. O compromisso da instituição com uma educação de excelência, associada à formação integral, levou a diretora Keyla Glícia de Freitas Maia Mascarenhas a investir no ensino de língua estrangeira.

A busca por uma solução que atendesse às necessidades pedagógicas e fosse acessível para os pais fez o colégio a descobrir o programa Eduall. A implementação trouxe uma série de mudanças na rotina da escola e no desempenho dos alunos. “O impacto do programa foi além do desempenho acadêmico, proporcionando atividades culturais e internacionais que trouxeram experiências enriquecedoras para os estudantes”, afirma.

História da instituição

A escola foi fundada em 1996 por Maria das Graças Martins Maia de Araújo, conhecida como Glícia. Educadora com mais de 20 anos de experiência no SESI-FIEMG, ela decidiu iniciar uma nova etapa na sua vida ao se aposentar, criando uma instituição própria com o apoio de seu marido, Joaquim Maia de Araújo.

De acordo com Keyla, desde a sua criação, a escola se destacou pelo compromisso com a formação de cidadãos críticos e conscientes, alinhada aos princípios de educação integral. O Colégio Novos Tempos está atualmente localizado no centro de Contagem e, em 2025, ampliará sua atuação com a inauguração de uma segunda unidade em Betim, também em Minas Gerais.

Na busca por um programa bilíngue, a escola enfrentava três grandes desafios: o custo elevado de implantação e manutenção, a resistência inicial por parte de alguns pais e a falta de professores qualificados.

“Muitas famílias e até mesmo professores demonstravam preocupação com o impacto do programa no desenvolvimento das habilidades básicas de leitura e escrita em português”, explica a diretora. “E encontrar e manter profissionais com o domínio necessário da língua estrangeira, além de experiência e formação em metodologias bilíngues, era uma tarefa complexa e exigia um esforço contínuo para capacitar a equipe existente”, completa.

Como o Colégio chegou ao Eduall

Foi durante essa busca que o Colégio Novos Tempos conheceu a proposta do Eduall, um programa bilíngue baseado na metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), que integra o ensino de conteúdo acadêmico ao aprendizado do inglês.

“O programa demonstrava uma preocupação genuína com a formação do cidadão global, preparando os estudantes para interagir em um mundo multicultural, sem abrir mão da consistência gramatical e do rigor acadêmico”, comenta Keyla. Após uma análise cuidadosa das equipes pedagógica e financeira, o colégio decidiu adotar o programa.

A implementação do Eduall, no entanto, não foi isenta de desafios. Os processos de adaptação dos professores e sensibilização da comunidade escolar foram fundamentais para garantir o sucesso do programa. “Para lidar com essas dificuldades, adotamos uma abordagem estratégica. Antes de iniciar o programa, realizamos uma série de encontros e treinamentos com a equipe de educadores e funcionários, garantindo que todos estivessem bem-preparados e familiarizados com a metodologia”, lembra a diretora.

A escola também promoveu uma série de encontros com os pais para esclarecer como o programa funcionaria e quais seriam os benefícios a longo prazo. “Essas reuniões foram importantes para esclarecer dúvidas e afastar preocupações, especialmente no que se refere à alfabetização em português”, acrescenta. “A participação ativa dos pais foi incentivada para que se sentissem parte do processo, o que ajudou a construir uma base sólida de apoio ao programa.”

Resultados e transformações positivas

Com a adoção do Eduall, o Colégio Novos Tempos viu uma transformação significativa no desempenho dos alunos e na dinâmica escolar. “Os estudantes passaram a demonstrar maior interesse e engajamento nas aulas, não apenas de inglês, mas também em outras disciplinas, já que a abordagem CLIL permitiu a integração do aprendizado de idioma com conteúdos de diversas áreas”, observa Keyla.

Segundo ela, o impacto também foi sentido entre os professores. “A formação continuada e o uso de novas metodologias melhoraram o desempenho dos educadores. Nossos docentes se mostraram mais motivados e preparados para utilizar abordagens inovadoras e atender às diferentes necessidades dos alunos.”

O colégio colheu resultados que surpreenderam positivamente toda a equipe. Um exemplo foi o aumento significativo do interesse dos alunos por programas de intercâmbio. “Os estudantes se tornaram mais preparados e confiantes para participar de experiências no exterior. Esse crescimento no interesse e na adesão ao intercâmbio reforçou ainda mais o compromisso da escola com a formação de cidadãos globais”.

Outro resultado inesperado foi a criação de um musical de fim de ano inteiramente em inglês. “A ideia surgiu como uma forma de integrar o aprendizado de inglês à expressão cultural e rapidamente conquistou os alunos”, revela a diretora. “O evento foi um sucesso, com grande participação de toda a comunidade escolar, e se tornou um marco no calendário da escola.”

Avaliação final

Para as escolas que estão considerando adotar o programa bilíngue Eduall, Keyla aconselha investir na preparação e envolvimento de toda a comunidade escolar desde o início. Isso inclui realizar treinamentos com os educadores e promover encontros informativos com pais e alunos para ajudar a esclarecer dúvidas e a construir um ambiente de apoio ao programa. “Também é essencial manter um diálogo aberto com todas as partes envolvidas para adaptar o processo às necessidades específicas da escola.”

A diretora elogia o suporte oferecido pelo  Eduall ao longo do processo de implementação. “A equipe sempre esteve disponível para responder perguntas, oferecer treinamento adicional e garantir que o programa fosse aplicado de forma eficaz”, conta. “Nossa experiência com a SOMOS Educação foi muito positiva.”

O feedback de pais e alunos também tem sido muito favorável. “Os pais têm elogiado a evolução na proficiência em inglês dos filhos e o impacto no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Os estudantes, por sua vez, demonstram mais confiança ao se expressar em inglês e relatam que as aulas são dinâmicas e motivadoras, o que torna o aprendizado mais prazeroso e significativo”, conclui a diretora.

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