Com um legado de mais de um século de história, a instituição, localizada em Santa Cruz do Sul (RS), adotou soluções que aprimoraram o ensino de inglês e o engajamento escolar
O Colégio Dom Alberto, em Santa Cruz do Sul (RS), fundado em 2002 pelas Irmãs Franciscanas, carrega um legado educacional que atravessa gerações. Ele deu seguimento ao trabalho realizado no Colégio Sagrado Coração de Jesus, das mesmas fundadoras, que teve início em 1874 e perdurou por 128 anos.
Em novembro de 2016, o colégio e a Faculdade Dom Alberto anunciaram a nova administração do Grupo Educacional Faveni. Com o novo mantenedor e o foco em inovação e na implementação de melhorias, várias mudanças ocorreram. Em 2020, o Dom Alberto adotou a solução bilíngue Eduall, que reposicionou o ensino de inglês como um dos diferenciais da instituição.
Tradição e compromisso com o futuro
O coordenador pedagógico Clairton Edinei dos Santos conta que o nome da escola é uma homenagem a Dom Alberto Frederico Etges, o primeiro bispo da Igreja Católica em Santa Cruz do Sul. Conhecido por seu amor pela educação, ele acreditava que jovens bem-preparados eram a base de uma sociedade melhor. Inspirada por esses princípios, a escola definiu como missão “oferecer educação inovadora e fundamentada no ensino e na aprendizagem de acordo com o que o novo mundo demanda”.
Segundo Clairton, a instituição busca ser um centro educacional de referência, inovador em suas práticas pedagógicas, formando cidadãos críticos e conscientes. “Trabalhamos com o aprendizado dinâmico, despertando no aluno o interesse pelo conhecimento e estimulando o hábito de estudo diário. O incentivo ao esporte, à cultura e à formação de valores também é marcante na nossa proposta pedagógica”, completa.
Escolha da solução certa
Antes da implementação do Eduall, o colégio enfrentava lacunas no ensino de inglês. “A proposta não apresentava uma estruturação lógica, trazendo a necessidade de melhorias”, explica o coordenador.
Clairton comenta que buscava soluções de ensino de inglês alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à formação integral dos alunos. “A educação precisa preparar os jovens para um teto máximo de vivências e, assim, o aprimoramento da língua estrangeira se faz necessário. Programas com estruturação e proposta pedagógica que estão de acordo com a missão e visão da escola são bem-vindos.”
A escolha da solução foi resultado de uma análise cuidadosa. “Já adotávamos o Sistema Anglo de Ensino, e nossa equipe passou a estudar outras soluções para identificar a proposta mais adequada para atender a demanda de nossa região e do nosso público“, detalha.
Entre os fatores que influenciaram a decisão, destacam-se a qualidade do material didático, o suporte pedagógico e a proposta de formação continuada de docentes. “Após análise da equipe, não houve dúvidas da importância do material e do quanto ele seria positivo para nossa instituição”, afirma Clairton.
Superando desafios e conquistando resultados
A implementação aconteceu durante o período da pandemia, o que trouxe dificuldades, mas também revelou a força do trabalho em equipe e do suporte pedagógico. “Nossa equipe esteve sempre em contato com a assessoria pedagógica e envolvida em todos os eventos formativos para que pudesse se apropriar de todas as orientações necessárias”, ressalta ele.
O resultado dessa dedicação é evidente no cotidiano escolar. “O inglês diário virou o selo do trabalho do Colégio Dom Alberto na região. Somos referência em qualidade, e os alunos e docentes se conectaram muito com a proposta.” Clairton também observa mudanças na motivação dos estudantes. “O inglês está se tornando algo rotineiro nos eventos da escola e nas interações dos docentes e alunos. Na vivência diária é possível ver a evolução do idioma.”
Inspiração para outras escolas
Para Clairton, a experiência do Colégio Dom Alberto oferece aprendizados valiosos para outras instituições interessadas em implementar soluções semelhantes. “Acredito que o engajamento da comunidade escolar é essencial, pois a proposta causa grandes alterações estruturais, como mudanças na base curricular, na dinâmica de trabalho e no processo avaliativo, entre outros.”
O suporte contínuo também é indispensável. “A equipe de assessores é muito presente e está sempre ajudando a criar estratégias para melhorias durante o processo de trabalho com os estudantes e famílias”. Com a Eduall, o Colégio Dom Alberto consolidou uma nova etapa em sua longa história, mantendo o compromisso com a formação de cidadãos preparados para os desafios do futuro.

Veja também: