Bilinguismo: conceito, método e importância

Entenda o que é bilinguismo, como funciona uma solução bilíngue e como essa competência amplia as oportunidades profissionais, acadêmicas e pessoais

O bilinguismo é a capacidade de se comunicar em duas línguas, isso abre portas para oportunidades pessoais, acadêmicas e profissionais. Mais do que apenas dominar vocabulário, gramática e conversação, ser bilingue significa mergulhar em diferentes culturas, expandir horizontes e aprimorar habilidades cognitivas.

Com os avanços tecnológicos e a globalização, a habilidade de se comunicar em mais de um idioma entre pessoas de diferentes lugares e contextos se tornou essencial. Com isso, a demanda e a discussão sobre o ensino bilingue entre pais e escolas aumentou, sobretudo em relação à língua inglesa.

Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que determina as aprendizagens essenciais da Educação Básica, destaca a importância da educação bilingue para o enriquecimento cultural da criança e do adolescente.

A língua inglesa é legitimada como uma oportunidade de acesso ao mundo globalizado e um conhecimento que o aluno precisa para exercer a cidadania e ampliar suas possibilidades de interação em diversos contextos sociais.

Neste texto, vamos abordar o surgimento do bilinguismo no Brasil, seus diferentes tipos, quais são os seus benefícios e os principais mitos, além de explicar como funciona uma solução bilingue.

O que é o bilinguismo

O bilinguismo refere-se à habilidade de uma pessoa se comunicar proficientemente em duas línguas. Isso pode ocorrer de diversas maneiras, desde a fluência nativa em dois idiomas até o aprendizado secundário de uma língua estrangeira.

Entretanto, não existe um consenso para determinar quem é uma pessoa bilingue. Alguns especialistas afirmam que só são bilingues aqueles que possuem um domínio completo da língua, enquanto outros apontam que a pessoa bilingue é aquela que tem habilidades (escrever, falar, escutar e ler) em dois idiomas em determinado nível.

Apesar disso, não há um caminho único para alcançar o bilinguismo, pois esse processo varia conforme a motivação, a intensidade do aprendizado e as oportunidades de uso das línguas.

Veja também: Bilinguismo: fortalecendo as competências do aluno para o futuro

Como o bilinguismo surgiu no Brasil

O bilinguismo no Brasil foi influenciado principalmente pela colonização portuguesa. Com a chegada dos colonizadores, o português se estabeleceu como a língua oficial do país, coexistindo com centenas de línguas indígenas faladas pelas populações nativas.

Ainda no século XVI, a chegada de escravizados africanos trouxe novas línguas ao país, contribuindo para um ambiente linguístico ainda mais diversificado.

Nos séculos seguintes, outro aspecto importante foi a chegada dos imigrantes como os holandeses, italianos e japoneses, que optaram por alfabetizar seus descendentes segundo um modelo bilingue, para preservar sua cultura. Esses fatores persistiram ao longo dos séculos, influenciando a formação cultural e linguística do Brasil.

Na atualidade, o bilinguismo no Brasil também é fortalecido pela crescente demanda por aprendizado de inglês, impulsionada pela globalização, turismo e negócios internacionais em que esse idioma se tornou a língua predominante.

Tipos de bilinguismo: composto, subordinado e coordenado

Existem diferentes tipos de bilinguismo, que dependem de como e quando as línguas foram ou são aprendidas e utilizadas. Cada uma dessas formas diz respeito a um modo de organizar e processar as línguas no cérebro, influenciando a forma de se comunicar.

Os diferentes tipos de bilinguismo são:

Bilinguismo composto

O bilinguismo composto, também conhecido como bilinguismo simultâneo ou precoce, é o aprendizado e a imersão do idioma desde a infância. Nele, o indivíduo é exposto a duas línguas desde os primeiros anos de vida, geralmente em casa, com pais ou cuidadores bilíngues.

Um bebê exposto a dois idiomas distintos, por exemplo, absorve essas línguas de forma natural, sem distinção entre língua materna e secundária, aprendendo a falar as duas ao mesmo tempo.

Bilinguismo subordinado

No bilinguismo subordinado, a segunda língua surge após o domínio da língua materna. Neste caso, a pessoa já construiu uma base sólida em seu idioma nativo e, a partir daí, aprende uma outra língua.

O bilíngue subordinado aprende a segunda língua por meio do estudo formal, imersão em outro ambiente ou contato frequente com falantes nativos.

Bilinguismo coordenado

O bilinguismo coordenado, também conhecido como bilinguismo equilibrado, é a capacidade de dominar duas línguas com o mesmo nível de proficiência. Nele, o indivíduo não tem preferência por uma língua em detrimento da outra e se sente igualmente confortável em ambas.

Esse tipo de bilinguismo geralmente se desenvolve em situações em que o indivíduo precisa usar as duas línguas com frequência em seu dia a dia, seja no trabalho, na escola ou em relacionamentos pessoais.

Quais os benefícios do bilinguismo?

Em um mundo cada vez mais conectado e multicultural, a capacidade de se comunicar em duas ou mais línguas é uma vantagem importante. Os benefícios vão além da comunicação, incluindo o desenvolvimento cognitivo, oportunidades profissionais e o enriquecimento cultural.

Confira algumas das principais vantagens do bilinguismo:  

  • Acesso a novos conhecimentos e culturas: saber dois idiomas permite o acesso a um universo amplo de conteúdos, como filmes, livros, músicas e outras formas de expressão. Isso proporciona uma imersão e compreensão de diferentes culturas, expandindo horizontes, valores e perspectivas de mundo.
  • Possibilidade de comunicação com mais pessoas: a capacidade de se comunicar em diferentes línguas permite interagir com um número maior de indivíduos, facilitando o relacionamento interpessoal e a troca de conhecimentos.
  • Ampliação das oportunidades no mercado de trabalho: o domínio de duas línguas abre portas para diversas oportunidades profissionais, ao permitir colaboração com pessoas de diferentes culturas, maior trânsito em empresa multinacionais e acesso a cargos internacionais.
  • Facilidade para aprender outros idiomas: o bilinguismo desenvolve estratégias de aprendizado que facilitam a aquisição de novas línguas no futuro.
  • Autoestima: aprender um novo idioma envolve enfrentar desafios e superá-los ao longo do tempo. Esse processo de aprendizagem gradual e melhoria contínua contribui para o fortalecimento da perseverança e da autoconfiança.

Além disso, aprender um segundo idioma melhora a saúde cerebral e as competências cognitivas. O domínio de uma nova língua mexe com a parte do cérebro responsável pela memorização, e a ativação de diferentes áreas da mente retarda o aparecimento de diversas doenças associadas ao envelhecimento, como o Mal de Parkinson e o Alzheimer.

criana aprendendo ingles com flash cards

Vantagens de aprender um segundo idioma ainda na infância

A infância é um período em que há maior facilidade para o aprendizado e o desenvolvimento de diversas habilidades. Nessa fase, o cérebro infantil apresenta grande plasticidade, com maior capacidade de transformação devido aos estímulos e experiências vivenciados.

Assim, também é o momento ideal para o processo de aquisição de uma nova língua, principalmente da fala e da pronúncia.

Além de se tornar fluente mais rapidamente, as crianças que aprendem um segundo idioma desenvolvem habilidades cognitivas e sociais que as acompanharão por toda a vida, como:

  • desenvolvimento cognitivo: estudos mostram que crianças bilíngues possuem uma maior capacidade de concentração e resolução de problemas. Aprender um novo idioma estimula áreas do cérebro relacionadas ao pensamento crítico e à criatividade. E a prática constante das duas línguas melhora a flexibilidade mental e a memória das crianças.
  •  melhora no desempenho acadêmico: crianças que aprendem um segundo idioma tendem a ter um desempenho acadêmico superior em várias disciplinas, incluindo matemática e leitura. 
  • visão mais ampla do mundo: o aprendizado de um segundo idioma permite que as crianças se conectem com diferentes culturas e perspectivas. Isso promove a empatia, a tolerância e a compreensão intercultural.

Principais mitos do bilinguismo

Como vimos, a capacidade de falar duas ou mais línguas abre portas para inúmeras oportunidades acadêmicas, profissionais e pessoais. No entanto, apesar de trazer muitos benefícios, o bilinguismo ainda envolve certos mitos, que podem criar preconceitos e influenciar negativamente a aprendizagem de idiomas.

A seguir, conheça alguns dos mitos mais comuns associados ao bilinguismo e porque eles não correspondem à realidade:

  • Aprender dois idiomas ao mesmo tempo confunde a criança: na verdade, as crianças têm a capacidade de distinguir e aprender diferentes idiomas desde cedo.
  • O bilinguismo atrasa o desenvolvimento linguístico: pelo contrário, estudos mostram que crianças bilingues atingem marcos linguísticos normativos e podem até mesmo ter vantagens em certos aspectos da linguagem.
  • O bilinguismo atrapalha o processo de alfabetização: na realidade, o bilinguismo contribui para a alfabetização, pois a criança vai ser exposta a diferentes sons da língua e vai passar pelo processo de alfabetização apenas uma vez. Ela vai ser alfabetizada na sua língua-mãe e vai aprender as estratégias também de leitura e escrita na segunda língua.
  • É preciso ser fluente em outro idioma para ter um filho bilingue: qualquer nível de conhecimento dos pais em outro idioma pode contribuir para o desenvolvimento bilingue da criança. O importante é criar um ambiente rico em ambas as línguas, desde cedo, por meio de conversas, brincadeiras e uso de músicas e livros.
  • O bilinguismo torna o aprendizado de outras línguas mais difícil: na verdade, o bilinguismo facilita o aprendizado de outros idiomas no futuro. Isso acontece porque o cérebro bilingue já está habituado a lidar com diferentes sistemas linguísticos, o que torna o processo de aquisição de novas línguas mais rápido e natural.
  • Adultos não conseguem aprender um segundo idioma com fluência: não existe idade certa para aprender um novo idioma. Apesar de ser mais fácil para as crianças, adultos também podem alcançar a fluência em outro idioma, desde que se dediquem aos estudos e pratiquem com frequência.

Como funciona uma solução educacional bilingue

Na educação, soluções bilíngues costumam utilizar metodologias que permitem que os professores trabalhem de maneira interdisciplinar, e o inglês entra como um meio para a instrução. Dessa forma, a língua é integrada a outras disciplinas, o que difere de uma aula ou curso de idioma tradicional.

No formato mais convencional de ensino, o foco está na estrutura gramatical da língua e de seu vocabulário, ensinada em uma disciplina à parte e isolada de outros conhecimentos. Assim, os alunos aprendem a forma antes do conteúdo e são levados a “decorar” algumas estruturas linguísticas, não assimilando a língua de forma intuitiva.

As soluções bilíngues em geral trabalham com metodologias ativas de ensino e aprendizagem, em que o aluno é protagonista da construção de seu conhecimento. Nesse processo, o estudante também desenvolve habilidades socioemocionais, como liderança, colaboração, criatividade, pensamento crítico e capacidade de resolver de problemas, fundamentais para o mundo do trabalho do século 21.

Outro ponto importante de uma solução bilíngue é promover a formação continuada de docentes e avaliar processos e resultados por meio do acompanhamento de indicadores de engajamento, nível de inglês, performance e andamento das aulas.

Solução bilíngue Eduall

Você conhece a solução bilíngue da Eduall? Ela trabalha com a abordagem CLIL Content and Language Integrated Learning (Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem), que tem foco no desenvolvimento da linguagem e na aprendizagem dos conteúdos disciplinares de maneira integrada, além de utilizar trilhas gamificadas, que contribuem para o engajamento e o aprendizado dos estudantes!

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