Transforme o aprendizado de inglês em uma experiência divertida e eficaz com atividades lúdicas que engajam e motivam os alunos.
A aprendizagem de uma segunda língua, como o inglês, pode ser um desafio tanto para crianças quanto para adultos. Em um contexto educativo, as situações que mais favorecem a aprendizagem são aquelas que são agradáveis, motivadoras e que despertam curiosidade e expectativa e no aprendizado.
Para aprender um novo idioma o contexto não é diferente. Ao proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico e envolvente o processo de aquisição de uma segunda língua se torna muito mais eficaz. Segundo estudo da UFBA: “A imersão tem muitos benefícios, especialmente para crianças pequenas. O conceito é simples: trata-se realmente de aprender por meio da experiência”.
Cinco propostas lúdicas para ensinar a Língua
- Contação de histórias: histórias em inglês, sejam lidas ou contadas, capturam a atenção e proporcionam um contexto rico para a aprendizagem de novos vocabulários e estruturas gramaticais. É importante encorajar a participação dos ouvintes, fazendo perguntas e incentivando-os a prever o que acontecerá a seguir. Utilizar ilustrações, fantoches e outros recursos visuais podem tornar essa experiência ainda mais envolvente. Esses elementos visuais ajudam a contextualizar a narrativa, facilitando a compreensão e a retenção do conteúdo por parte dos alunos.
- Filmes e séries: O uso de filmes e séries é outro recurso eficaz, por proporcionar aos alunos a oportunidade de ouvir diálogos naturais e vivenciar contextos culturais autênticos. Atividades como assistir os conteúdos com legendas permite explorar expressões idiomáticas, estruturas gramaticais e aspectos culturais. Para complementar, é possível promover debates sobre os temas abordados, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões e a praticarem a conversação em inglês. Esses debates não só reforçam o aprendizado, mas também desenvolvem habilidades críticas e comunicativas, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e interativo.
- Músicas: A música é uma ferramenta lúdica e relevante no ensino de outro idioma, pois melhora a pronúncia, a entonação e a compreensão auditiva, além de facilitar a memorização de novas palavras e expressões. Para aproveitar esses benefícios, sugira projetos onde os alunos possam cantar suas músicas favoritas em inglês, analisar as letras e discutir vocabulário e expressões idiomáticas.
Essas atividades permitem que os alunos se conectem emocionalmente com o conteúdo e com isso se sintam mais engajados e pertencentes à prática proposta. Ao explorar diferentes gêneros musicais e artistas, os alunos têm a oportunidade de ampliar seu repertório linguístico e cultural, tornando o processo de aprendizagem ainda mais rico.
- Jogos e brincadeiras: os jogos não apenas promovem a interação social, mas também incentivam o uso do idioma de forma divertida. Jogos personalizados, focados em temas específicos como animais, cores ou números, podem ser criados para atender às necessidades específicas dos alunos, permitindo que os educadores adaptem o conteúdo às áreas que precisam de mais atenção, oferecendo uma experiência de aprendizado mais direcionada e eficaz.
- Ferramentas tecnológicas: Fabrício Romão, assessor pedagógico de Eduall destaca no e-book: Tecnologia e bilinguismo alguns recursos como:
- Aplicativos para aprendizado de idiomas: essas plataformas oferecem um ótimo leque de cursos de idiomas com jogos, desafios e métodos interativos.
- Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA): são recursos muito úteis para a prática da conversação e imersão cultural.
- Assistentes de voz e Inteligência Artificial: ferramentas como Google Assistant, Alexa e Siri podem ser configuradas para responder em diferentes idiomas, sendo possível fazê-las contar piadas, falar sobre clima, música, etc.
- Plataformas de ensino online e tutoria: há sites e aplicativos que conectam nativos de diferentes idiomas para praticar a conversação.
3 Benefícios da aprendizagem lúdica no ensino
- Engajamento e motivação: um dos principais benefícios da aprendizagem lúdica é o aumento do engajamento e da motivação dos alunos. Elas tornam o aprendizado mais prazeroso, o que pode levar a uma maior dedicação e interesse pelo conteúdo.
- Desenvolvimento de habilidades socioemocionais: por envolver frequente interação social, alas apoiam os estudantes a desenvolverem habilidades de comunicação e colaboração. Além disso, pode aumentar a autoestima e a confiança dos discentes, pois eles se sentem mais competentes e preparados para enfrentar desafios.
- Facilidade de memorização: de formar interativa e descontraída, essas atividades contribuem para que a memorização do conteúdo de forma mais leve, eficaz e duradoura.
Como avaliar o progresso dos alunos
Avaliar o progresso dos alunos em atividades lúdicas requer uma abordagem contínua e significativa, que considere todos os aspectos do desenvolvimento linguístico. Para isso, os educadores devem adotar estratégias que vão além da avaliação puramente gramatical ou técnica.
Uma dessas estratégias é a observação direta. Durante as atividades lúdicas, os docentes podem acompanhar os alunos em tempo real, prestando atenção aos comportamentos, interações e ao uso do idioma. Essa avaliação permite uma compreensão mais autêntica e natural do desenvolvimento dos alunos, capturando nuances que poderiam passar despercebidas em avaliações formais.
Além disso, as práticas lúdicas oferecem aos professores a oportunidade de fazer ajustes no processo educativo com base em observações mais genuínas do desempenho dos alunos. Isso é possível porque eles têm a chance de se expressar de maneira mais espontânea, proporcionando uma visão mais completa e precisa de suas habilidades linguísticas.
Confira mais sobre avaliação e monitoramento no e-book: Eduall | Avaliação e monitoramento na educação bilíngue (eduallbilingue.com.br)
Perspectivas da BNCC sobre a ludicidade na educação
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento normativo que define as competências essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica no Brasil. Entre suas premissas se destaca a importância de selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas para atender às necessidades de diferentes grupos de alunos, suas famílias, culturas de origem, comunidades e grupos de socialização.
Em especial na Educação Infantil temos a premissa que: as crianças devem ter a oportunidade de conviver com outras crianças e adultos em diferentes contextos, utilizando diversas linguagens. Isso é fundamental para ampliar o conhecimento de si mesmas e dos outros, promovendo o respeito à cultura e às diferenças.
A ludicidade na educação desempenha um papel fundamental ao transformar a maneira como os alunos se relacionam com a língua inglesa, tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso, inclusivo e eficaz. Incorporar essas práticas no ambiente de aprendizagem facilita a integração de conteúdos de forma natural e envolvente, enriquecendo a experiência educativa.