Assistir às obras é uma maneira divertida e eficaz de aprimorar as habilidades na língua; confira sugestões de produções culturalmente interessantes e enriquecedoras
Assistir a filmes em inglês não é apenas um passatempo agradável, mas também uma ferramenta valiosa para aprimorar habilidades linguísticas. Ao mergulhar no idioma e na cultura dos países “around the globe”, é possível desenvolver o vocabulário, a compreensão e a pronúncia. Renata Rabuske, coordenadora pedagógica do Instituto Rio Branco – São Leopoldo, escola parceira Eduall, indica cinco filmes culturalmente interessantes para a prática do inglês. Confira:
Divertidamente (Inside Out) – 2015
Divertidamente investiga as complexidades das emoções humanas e do bem-estar mental. O filme retrata o funcionamento interno da mente de Riley por meio de emoções personificadas, como alegria, tristeza, raiva, medo e nojo, e mostra como elas moldam nossas experiências e interações com os outros. “Oferece insights sobre a psicologia americana e a cultura das emoções, ao mesmo tempo em que fornece uma rica variedade de vocabulário relacionado a sentimentos e emoções”, destaca Renata. Ela lembra que, para quem gostou do filme, Divertidamente 2 estreia em 2024!
A Menina que roubava livros (The Book Thief) – 2014
Passado na Alemanha nazista, The Book Thief conta a história de uma menina que rouba livros para compartilhá-los com outras pessoas em uma época de opressão. O filme explora temas como resiliência, compaixão e o poder de contar histórias. “Proporciona uma experiência imersiva em eventos históricos e na cultura literária, enquanto expõe os espectadores a vários sotaques do inglês britânico”, analisa a coordenadora.
Modern Family (série de TV) – 2009|2019
Modern Family oferece um retrato cômico de uma família extensa, com diversas origens, que vive em Los Angeles, nos Estados Unidos. Explora a dinâmica familiar contemporânea com humor e inteligência e mostra a vida familiar americana moderna, incorporando linguagem coloquial, expressões, gírias e referências culturais diversas. “Assistir a Modern Family nos ajuda a absorver frases usadas por falantes nativos em situações cotidianas, a entender referências culturais específicas da sociedade americana e a se adaptar a diferentes estilos de fala de um mesmo idioma”, aponta Renata.
Harry Potter – 2001|2011
Difícil quem ainda não se apaixonou pela história, mas sempre vale lembrar! A série Harry Potter apresenta um mundo mágico repleto de tradições britânicas, elementos do folclore e dialetos distintos entre personagens de várias regiões do Reino Unido. Renata diz que esses filmes oferecem exposição à cultura britânica e à tradição mítica entrelaçada com cenários modernos, apresentando marcos icônicos como a King’s Cross Station em Londres. Também trazem vários sotaques regionais predominantes na Inglaterra, como o escocês ou o de West Country, falados por personagens de diferentes partes do Reino Unido. “Além disso, livros que se tornaram filmes sempre são uma oportunidade de contraponto: que tal ler a série em inglês e assistir aos filmes? O que você faria primeiro?”, pergunta a coordenadora.
No Ritmo do Coração (CODA) – 2021
No Ritmo do Coração é um filme inspirador e comovente que acompanha a história de Ruby, uma adolescente que é a única ouvinte de sua família surda. “O acrônimo ‘CODA’ significa ‘child of deaf adults’ (filha de adultos surdos), e o filme retrata lindamente os desafios e os triunfos de viver em uma família surda e, ao mesmo tempo, navegar pelo mundo dos ouvintes”, conta Renata. “O filme apresenta o uso autêntico e natural do idioma, incluindo a linguagem americana de sinais (ASL) e o inglês falado. Essa representação de dois idiomas oferece uma oportunidade única para mergulhar na comunicação visual e verbal”, completa.
Dicas para maximizar o aprendizado
Enquanto assiste aos filmes, os estudantes podem usar algumas estratégias para potencializar os benefícios da exposição à língua, como ativar as legendas em inglês e fazer pausas para procurar no dicionário palavras ou expressões desconhecidas. “Os filmes oferecem um vislumbre de conversas da vida real, expressões coloquiais e sotaques variados, proporcionando exposição ao idioma”, reforça a coordenadora. “São uma janela de vocabulário em contexto: cultura, costumes e dinâmica social das comunidades de língua inglesa. Isso aumenta a consciência e a compreensão cultural de quem assiste”, finaliza Renata.