Confira sugestões de produções culturalmente interessantes e enriquecedoras.
Melhores filmes em inglês para aprender e praticar
Além de ser uma forma divertida de passar o tempo, as produções audiovisuais em inglês são recursos pedagógicos indispensáveis para o desenvolvimento das habilidades linguísticas. Ao imergir no idioma e na cultura de países de língua inglesa, os estudantes ampliam seu vocabulário, aprimoram a compreensão auditiva e desenvolvem a pronúncia no idioma.
Renata Rabuske, coordenadora pedagógica do Instituto Rio Branco – São Leopoldo, e Hélio Platilha, assessor pedagógico de Eduall, indicam nove filmes culturalmente interessantes para a prática. Confira:
- Divertidamente (Inside Out) – 2015: Investiga as complexidades das emoções humanas e do bem-estar mental. O filme retrata o funcionamento interno da mente de Riley por meio de emoções personificadas, como alegria, tristeza, raiva, medo e nojo, e mostra como elas moldam nossas experiências e interações com os outros. Oferece insights sobre a psicologia americana e a cultura das emoções, ao mesmo tempo, em que fornece uma rica variedade de vocabulário relacionado a sentimentos e emoções.
- A Menina que roubava livros (The Book Thief) – 2014: Passado na Alemanha nazista, conta a história de uma menina que rouba livros para compartilhá-los com outras pessoas em uma época de opressão. O filme explora temas como resiliência, compaixão e o poder de contar histórias. Proporciona uma experiência imersiva em eventos históricos e na cultura literária, enquanto expõe os espectadores a vários sotaques do inglês britânico.
- Modern Family (série de TV) – 2009|2019: Oferece um retrato cômico de uma família extensa, com diversas origens, que vive em Los Angeles, nos Estados Unidos. Explora a dinâmica familiar contemporânea com humor e inteligência, incorporando linguagem coloquial, expressões, gírias e referências culturais diversas.
- Harry Potter – 2001|2011: A série apresenta um mundo mágico repleto de tradições britânicas, elementos do folclore e dialetos distintos entre personagens de várias regiões do Reino Unido. Oferece exposição à cultura britânica e à tradição mítica entrelaçada com cenários modernos, apresentando marcos icônicos como a King’s Cross Station em Londres.
- No Ritmo do coração (CODA) – 2021: Um filme inspirador e comovente que acompanha a história de Ruby, uma adolescente que é a única ouvinte de sua família surda. O filme apresenta o uso autêntico e natural do idioma, incluindo a linguagem americana de sinais (ASL) e o inglês falado.
- Espanglês (2004): Flor, uma bela mexicana, vai trabalhar como empregada doméstica na casa dos Clasky, uma influente família de Los Angeles. O filme fornece uma ótima análise de vocabulário e percepção das culturas.
- Alladin (2019): A história do rapaz que encontra uma lâmpada mágica traz uma experiência nova e especial. Por se tratar de um musical, além de aprender inglês com os diálogos do filme, você pode aprender a cantar a trilha sonora de Aladdin.
- Tangled / Enrolados (2010): Flynn Ryder, o bandido mais procurado do reino, conhece Rapunzel, uma jovem com um enorme cabelo dourado. O filme é uma ótima opção para aprender inglês.
- The Lion King (O Rei Leão): Essa animação clássica da Disney é uma excelente opção para alunos de todas as idades. Além de apresentar uma história cativante, oferece diálogos claros e simples, ideais para estudantes iniciantes.
Qual a importância dos filmes no ensino bilíngue?
As obras cinematográficas têm um papel crucial no ensino bilíngue, oferecendo uma rica fonte de aprendizado, entre eles:
- Reconhecimento da autenticidade linguística: apresentam a língua em contextos autênticos, permitindo que os alunos ouçam o idioma em uso real, com sotaques, gírias e expressões variadas, apoiando no aprimoramento das habilidades de escuta, e treinando a compreensão auditiva em situações dinâmicas e emocionais, que incluem, muitas vezes, diferentes velocidades de fala.
- Ampliação do contexto cultural: por meio das histórias é possível mergulhar nas culturas dos países de língua estrangeira, auxiliando os estudantes a entenderem melhor as tradições, valores e comportamentos dos falantes nativos. Isso é fundamental para desenvolver habilidades interculturais.
- Enriquecimento de vocabulário e desenvolvimento da empatia: as produções expõem os alunos a uma variedade de vocabulários, ajudando-os a expandir seu conhecimento linguístico de forma contextualizada. Ao assistir a histórias que abordam diferentes experiências humanas, os alunos podem desenvolver empatia e a compreensão pelas realidades de outras culturas e pessoas.
- Aumento da motivação e engajamento: o uso do recurso torna o aprendizado mais envolvente e divertido, aumentando a motivação dos alunos. A narrativa visual e sonora ajuda a capturar a atenção e a manter o interesse estimulando também a aprendizagem visual, uma vez que a combinação de áudio e visualidade ajuda discentes com diferentes estilos de aprendizagem a absorver o conteúdo de maneira mais eficaz.
- Incentivo ao desenvolvimento do pensamento crítico: analisar as produções incentiva o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, já que os alunos são levados a interpretar, questionar e debater o que assistiram. Segundo Hélio Platilha, eles podem servir como ponto de partida para discussões em sala de aula, permitindo que todos expressem suas opiniões e reflexões, promovendo a prática da conversação no idioma.
Como escolher filmes em inglês de acordo com a BNCC
O filme escolhido deve ser adequado ao nível de proficiência dos alunos e conter elementos que possam ser explorados em atividades de vocabulário e gramática, afirma o assessor. Alguns pontos importantes devem ser considerados:
- Alinhar com as competências: a BNCC enfatiza a importância das competências gerais, como a comunicação, a cultura digital e a valorização da diversidade. É importante o professor selecionar filmes que abordem temas relevantes e que promovam discussões nessas áreas.
- Considerar o nível de proficiência: para iniciantes, filmes com diálogos simples e claras mensagens são ideais, enquanto alunos mais avançados podem se beneficiar de filmes com diálogos mais complexos e temas mais profundos. Vale também avaliar se o uso de legendas em português ou em inglês pode auxiliar na compreensão. Começar com legendas na língua nativa e, depois, passar para legendas em inglês pode ser uma boa estratégia.
- Valorizar aspectos culturais: buscar opções que introduzam aspectos da cultura de países de língua inglesa, como tradições, costumes e questões sociais. Isso pode apoiar os estudantes a entenderem melhor o contexto em que a língua é falada. É interessante também explorar diferentes gêneros cinematográficos (drama, comédia, documentário, animação, etc.) para atender aos diferentes interesses dos alunos e proporcionar uma experiência mais rica.
Além de aprimorar o aprendizado bilíngue, os filmes e as séries contribuem para o desenvolvimento integral dos estudantes. Eles podem inclusive ser trabalhados de maneira interdisciplinar, promovendo um aprendizado mais completo e conectado com a realidade dos alunos.