Relação de vocábulos está dividida em 17 categorias, que incluem frases do cotidiano, verbos, números, cores, animais, objetos escolares e brincadeiras, entre outras
Ensinar vocabulário em inglês para crianças pode ser um grande desafio. Quais são as palavras mais importantes que elas precisam saber? E sobre quais assuntos ou temas? Pensando nisso, reunimos aqui 220 principais palavras e expressões do vocabulário em inglês para ensinar ao público infantil.
Dividimos os vocábulos em 17 categorias essenciais, que dialogam com a realidade e os interesses das crianças. São elas: frases do cotidiano, objetos escolares, membros da família, animais, partes do corpo, roupas, alimentos, dias da semana, meses do ano, números, cores, formas, sentimentos, brincadeiras, verbos, lugares e meios de transporte. Cada palavra está acompanhada de uma frase para exemplificar o seu uso. Confira!
Cotidiano (everyday life)
Aprender frases do cotidiano permite que as crianças se expressem e compreendam as interações básicas do dia a dia. Com isso, elas se tornam mais autônomas nas comunicações elementares, como cumprimentar, agradecer, pedir desculpas e se despedir.
- Hello ou Hi (oi) – Hello, how are you? (Oi, como você está?)
- Goodbye (tchau) – Goodbye, see you tomorrow. (Tchau, até amanhã.)
- Please (por favor) – Please, pass the salt. (Por favor, passe o sal.)
- Thank you (obrigado/obrigada) – Thank you for your help. (Obrigado pela sua ajuda.)
- Sorry (desculpa) – Sorry for the mistake. (Desculpa pelo erro.)
- Yes (sim) – Yes, I understand. (Sim, eu entendo.)
- No (não) – No, I don’t want this. (Não, eu não quero isto.)
- Excuse me (com licença) – Excuse me, can you help me? (Com licença, você pode me ajudar?)
- Morning (manhã) – Good morning (Bom dia!)
- Afternoon (tarde) – See you this afternoon. (Te vejo esta tarde.)
- Evening (início da noite) – We have dinner in the evening. (Nós jantamos à noite.)
- Night (noite) – Good night, sleep tight. (Boa noite, durma bem.)
- Breakfast (café da manhã) – I have cereal for breakfast. (Eu tomo cereal no café da manhã.)
- Lunch (almoço) – We eat lunch at noon. (Nós almoçamos ao meio-dia.)
- Dinner (jantar) – Dinner is at seven o’clock. (O jantar é às sete horas.)
- See you later (até mais tarde) – See you later (Até mais tarde!)
- Have a nice day (tenha um bom dia) – Have a nice day and call me if you need something. (Tenha um bom dia e me ligue se precisar de alguma coisa)
- Welcome (bem-vindo/bem-vinda) – Welcome to our home. (Bem-vindo à nossa casa.)
- Good luck (boa sorte) – Good luck on your test! (Boa sorte na sua prova!)
- Take care (se cuida) – Take care and be safe. (Se cuida e fique seguro.)
Objetos e atividades escolares (school objects and activities)
A escola é o lugar onde as crianças passam grande parte de suas vidas. Por isso, conhecer objetos e atividades escolares permite que elas entendam instruções, participem de atividades e expressem suas necessidades e pensamentos.
- Homework (lição de casa) – Do your homework before playing. (Faça sua lição de casa antes de brincar.)
- Pencil (lápis) – I use a pencil to write. (Eu uso um lápis para escrever.)
- Eraser (borracha) – The eraser helps me correct mistakes. (A borracha me ajuda a corrigir erros.)
- Pen (caneta) – I sign my name with a pen. (Eu assino meu nome com uma caneta.)
- Notebook (caderno) – I take notes in my notebook. (Eu faço anotações no meu caderno.)
- Book (livro) – I read a book every day. (Eu leio um livro todos os dias.)
- Ruler (régua) – The ruler helps me draw straight lines. (A régua me ajuda a desenhar linhas retas.)
- Scissors (tesoura) – Be careful with the scissors. (Tenha cuidado com a tesoura.)
- Glue (cola) – Use glue to stick the paper. (Use cola para colar o papel.)
- Backpack (mochila) – I carry my books in my backpack. (Eu carrego meus livros na minha mochila.)
- Chalk (giz) – The teacher writes on the board with chalk. (O professor escreve no quadro com giz.)
- Desk (carteira) – I sit at my desk during class. (Eu me sento na carteira durante a aula.)
- Calculator (calculadora) – The calculator helps me with math. (A calculadora me ajuda com a matemática.)
- Study (estudar) – I study for my exams. (Eu estudo para minhas provas.)
- Answer (responder) – Answer the questions on the test. (Responda às perguntas no teste.)
- Discuss (discutir) – We discuss our ideas in groups. (Nós discutimos nossas ideias em grupos.)
- Experiment (experimentar) – We experiment with different chemicals in science class. (Nós experimentamos com diferentes químicos na aula de ciências.)
- Read aloud ou Read out loud (ler em voz alta) – Read aloud to the class. (Leia em voz alta para a turma.)
- Research (pesquisar) – Research your topic on the internet. (Pesquise seu tópico na internet.)
- Present (apresentar) – Present your project to the class. (Apresente seu projeto para a turma.)
Membros da família (family members)
A família é um aspecto fundamental na vida de toda criança. Durante o aprendizado, elas podem participar de conversas sobre seus parentes e a compreender histórias e narrativas relacionadas ao ambiente familiar.
- Mother (mãe) – My mother is strong. (Minha mãe é forte.)
- Father (pai) – My father is kind. (Meu pai é gentil.)
- Sister (irmã) – My sister is funny. (Minha irmã é engraçada.)
- Brother (irmão) – My brother likes to play. (Meu irmão gosta de brincar.)
- Grandmother (avó) – My grandmother tells stories. (Minha avó conta histórias.)
- Grandfather (avô) – My grandfather is wise. (Meu avô é sábio.)
- Aunt (tia) – My aunt visits me often. (Minha tia me visita com frequência.)
- Uncle (tio) – My uncle is a teacher. (Meu tio é professor.)
- Cousin (prima ou primo) – My cousin is my friend. (Meu primo é meu amigo ou minha prima é minha amiga.)
Animais (Animals)
Além de ser um assunto que costuma despertar o interesse das crianças, saber os nomes dos animais em inglês pode estimular a curiosidade sobre o mundo natural e promover a empatia e o respeito pelos seres vivos.
- Cat (gato) – Our cat is sleeping. (Nosso gato está dormindo.)
- Dog (cachorro) – A dog is a man’s best friend. (O cachorro é o melhor amigo do homem)
- Bird (pássaro) – That bird is yellow. (Aquele pássaro é amarelo.)
- Fish (peixe) – A big fish in a small pond. (Um peixe grande em um lago pequeno.)
- Horse (cavalo) – The horse is running. (O cavalo está correndo.)
- Cow (vaca) – Cows eat grass. (Vacas comem grama.)
- Pig (porco) – The pig is rolling in mud. (O porco está rolando na lama.)
- Sheep (ovelha) – That sheep is fluffy. (Aquela ovelha é fofinha.)
- Duck (pato) – The duck is quacking. (O pato está grasnando.)
- Rabbit (coelho) – The rabbit is hopping. (O coelho está pulando.)
Partes do corpo (body parts)
Saber se comunicar sobre saúde e bem-estar é importante para descrever sintomas, compreenderem instruções médicas e participarem de atividades físicas.
- Head (cabeça) – I have a hat on my head. (Eu tenho um chapéu na minha cabeça.)
- Eyes (olhos) – My eyes are blue. (Meus olhos são azuis.)
- Nose (nariz) – My nose is itchy. (Meu nariz está coçando.)
- Mouth (boca) – Open your mouth wide. (Abra bem a boca.)
- Ears (orelhas) – My ears are small. (Minhas orelhas são pequenas.)
- Hands (mãos) – Wash your hands before eating. (Lave suas mãos antes de comer.)
- Feet (pés) – My feet are cold. (Meus pés estão frios.)
- Legs (pernas) – My legs are tired. (Minhas pernas estão cansadas.)
- Arms (braços) – Raise your arms. (Levante seus braços.)
- Fingers (dedos) – I have ten fingers. (Eu tenho dez dedos.)
Roupas (clothes)
Escolher suas próprias roupas dá autonomia às crianças. Além disso, elas podem aprender sobre vestimentas, tradições e hábitos dos diferentes povos.
- Shirt (camisa) – I wear a shirt to school. (Eu uso uma camisa para a escola.)
- Pants (calças) – He is wearing pants. (Ele está vestindo calças.)
- Dress (vestido) – She has a pretty dress. (Ela tem um vestido bonito.)
- Shoes (sapatos) – My shoes are new. (Meus sapatos são novos.)
- Socks (meias) – I put on my socks. (Eu coloco minhas meias.)
- Hat (chapéu) – The hat is big. (O chapéu é grande.)
- Coat (casaco) – Wear a coat in winter. (Use um casaco no inverno.)
- Skirt (saia) – She is wearing a skirt. (Ela está usando uma saia.)
- Gloves (luvas) – Put on your gloves. (Coloque suas luvas.)
- Sweater (suéter) – The sweater is warm. (O suéter é quente.)
Alimentos (Food)
Aprender os nomes dos alimentos em inglês ajuda as crianças a se comunicarem melhor sobre suas preferências alimentares. Também é uma oportunidade de ensiná-las sobre hábitos saudáveis.
- Apple (maçã) – I eat an apple every day. (Eu como uma maçã todos os dias.)
- Banana (banana) – The banana is yellow. (A banana é amarela.)
- Bread (pão) – I like bread and butter. (Eu gosto de pão com manteiga.)
- Milk (leite) – Drink a glass of milk. (Beba um copo de leite.)
- Cheese (queijo) – The cheese is tasty. (O queijo é saboroso.)
- Chicken (frango) – We have chicken for dinner. (Nós temos frango para o jantar.)
- Rice (arroz) – I eat rice with beans. (Eu como arroz com feijão.)
- Pasta (massa) – Pasta is my favorite food. (Massa é minha comida favorita.)
- Carrot (cenoura) – The rabbit eats a carrot. (O coelho come uma cenoura.)
- Potato (batata) – I like mashed potatoes. (Eu gosto de purê de batatas.)
Dias da semana (days of the week)
Conhecer os dias da semana em inglês ajuda no relato da rotina diária e semanal e em conversas sobre o que ocorreu ou acontecerá em determinados dias.
- Monday (segunda-feira) – School starts on Monday. (A escola começa na segunda-feira.)
- Tuesday (terça-feira) – We have a meeting on Tuesday. (Nós temos uma reunião na terça-feira.)
- Wednesday (quarta-feira) – Wednesday is the middle of the week. (Quarta-feira é o meio da semana.)
- Thursday (quinta-feira) – I have a doctor’s appointment on Thursday. (Eu tenho uma consulta médica na quinta-feira.)
- Friday (sexta-feira) – Friday is my favorite day. (Sexta-feira é meu dia favorito.)
- Saturday (sábado) – We go to the park on Saturday. (Nós vamos ao parque no sábado.)
- Sunday (domingo) – Sunday is a day to rest. (Domingo é um dia para descansar.)
Meses do ano (months of the year)
Aprender sobre os meses do ano auxilia as crianças a reconhecerem datas comemorativas, estações do ano, feriados, celebrações, atividades escolares e outros eventos sazonais.
- January (janeiro) – January is the first month of the year. (Janeiro é o primeiro mês do ano.)
- February (fevereiro) – The Carnival is on February (O Carnaval é em fevereiro.)
- March (março) – March is the start of autumn in Brazil. (Março é o início do outono no Brasil.)
- April (abril) – April has Easter. (Abril tem a Páscoa.)
- May (maio) – May is my birthday month. (Maio é o mês do meu aniversário.)
- June (junho) – June is the start of winter in Brazil. (Junho é o início do inverno no Brasil.)
- July (julho) – July is vacation time. (Julho é tempo de férias)
- August (agosto) – August is so cold this year. (Agosto está tão frio neste ano.)
- September (setembro) – I will travel in September. (Vou viajar em setembro.)
- October (outubro) – October has Halloween. (Outubro tem o Halloween.)
- November (novembro) – November is my favorite month. (Novembro é meu mês favorito.)
- December (dezembro) – December has Christmas. (Dezembro tem o Natal.)
Veja também:
Bilinguismo e saúde cerebral: falar dois idiomas pode trazer vantagens?
Proficiência na língua: como a criança pode adquiri-la?
Números (Numbers)
Os numerais são utilizados em praticamente qualquer conversa do dia a dia. Saber reconhecer os números é fundamental para a comunicação de informações quantitativas no cotidiano.
- One (um) – I have one book. (Eu tenho um livro.)
- Two (dois) – She has two dogs. (Ela tem dois cachorros.)
- Three (três) – There are three apples. (Há três maçãs.)
- Four (quatro) – We have four chairs. (Nós temos quatro cadeiras.)
- Five (cinco) – He found five coins. (Ele encontrou cinco moedas.)
- Six (seis) – The clock shows six o’clock. (O relógio mostra seis horas.)
- Seven (sete) – Seven days in a week. (Sete dias em uma semana.)
- Eight (oito) – The spider has eight legs. (A aranha tem oito pernas.)
- Nine (nove) – There are nine planets. (Há nove planetas.)
- Ten (dez) – I see ten fingers. (Eu vejo dez dedos.)
Cores (colors)
O mundo das crianças é repleto de cores e atividades que envolvem pintura com lápis de cor, tintas, giz de cera e canetas coloridas. Ao ensinar sobre cores, é importante mostrar exemplos concretos para uma melhor fixação do conteúdo.
- Red (vermelho) – The apple is red. (A maçã é vermelha.)
- Blue (azul) – The sky is blue. (O céu é azul.)
- Yellow (amarelo) – The sun is yellow. (O sol é amarelo.)
- Green (verde) – The grass is green. (A grama é verde.)
- Orange (laranja) – The pumpkin is orange. (A abóbora é laranja.)
- Purple (roxo) – The grape is purple. (A uva é roxa.)
- Pink (rosa) – The flower is pink. (A flor é rosa.)
- Black (preto) – The cat is black. (O gato é preto.)
- White (branco) – The snow is white. (A neve é branca.)
- Brown (marrom) – The bear is brown. (O urso é marrom.)
Formas (shapes)
Conhecer as formas desenvolve percepção visual, reconhecimento de padrões e raciocínio espacial. As crianças mais novas podem aprender esses elementos com desenhos, como corações e estrelas, para aprimorar a coordenação motora, enquanto as mais velhas já podem dar início às formas geométricas matemáticas.
- Circle (círculo) – The clock is a circle. (O relógio é um círculo.)
- Square (quadrado) – The box is square. (A caixa é quadrada.)
- Triangle (triângulo) – The sign is a triangle. (A placa é um triângulo.)
- Rectangle (retângulo) – The table is a rectangle. (A mesa é um retângulo.)
- Oval (oval) – The mirror is oval. (O espelho é oval.)
- Star (estrela) – The star is shining. (A estrela está brilhando.)
- Heart (coração) – The heart is red. (O coração é vermelho.)
- Diamond (losango) – The kite is a diamond. (A pipa é um losango.)
- Hexagon (hexágono) – The honeycomb has hexagons. (O favo de mel tem hexágonos.)
- Pentagon (pentágono) – That building is a pentagon. (Aquele prédio é um pentágono.)
Sentimentos (feelings)
É importante que as crianças saibam se expressar e entendam as próprias emoções. Durante as aulas, os filmes da saga Divertida Mente” podem ser usados para exemplificar alguns sentimentos.
- Happy (feliz) – I am happy today. (Eu estou feliz hoje.)
- Sad (triste) – She feels sad. (Ela se sente triste.)
- Angry (zangado) – He is angry about the mess. (Ele está zangado com a bagunça.)
- Scared (assustado) – The movie scared me. (O filme me deixou assustado.)
- Excited (animado) – I am excited for the trip. (Eu estou animado para a viagem.)
- Bored (entediado) – I am bored with this game. (Eu estou entediado com este jogo.)
- Tired (cansado) – She is tired after running. (Ela está cansada depois de correr.)
- Surprised (surpreso) – He is surprised by the gift. (Ele está surpreso com o presente.)
- Nervous (nervoso) – I am nervous about the test. (Eu estou nervoso com o teste.)
- Proud (orgulhoso) – She is proud of her work. (Ela está orgulhosa do trabalho dela.)
Brincadeiras (games and playtime)
As brincadeiras fazem parte do universo infantil, e as crianças costumam gostar de aprender o nome de seus brinquedos e atividades favoritas.
- Ball (bola) – Let’s play with the ball. (Vamos brincar com a bola.)
- Doll (boneca) – She loves her doll. (Ela ama sua boneca.)
- Toy (brinquedo) – This is my favorite toy. (Este é meu brinquedo favorito.)
- Game (jogo) – We are playing a fun game. (Estamos jogando um jogo divertido.)
- Puzzle (quebra-cabeça) – Can you help me with this puzzle? (Você pode me ajudar com este quebra-cabeça?)
- Swing (balanço) – Push me on the swing. (Me empurre no balanço.)
- Slide (escorregador) – Go down the slide. (Desça pelo escorregador.)
- Hide and seek (esconde-esconde) – Let’s play hide and seek. (Vamos brincar de esconde-esconde.)
- Tag (pega-pega) – You’re it in tag! (Você é o pegador no pega-pega!)
- Jump rope (pular corda) – I can jump rope very fast. (Eu consigo pular corda muito rápido.)
- Kite (pipa) – Fly the kite high in the sky. (Voe a pipa alto no céu.)
- Hopscotch (amarelinha) – I like to play hopscotch. (Eu gosto de pular amarelinha.)
- Hangman (jogo da forca) – Hangman is a word game. (A forca é um jogo de palavras.)
- Simon says (o mestre mandou) – Simon says: walk like a crab! (O mestre mandou: ande como um caranguejo!)
Verbos (verbs)
Os verbos são uma das classes de palavras mais importantes no aprendizado de uma língua. Sem eles, não é possível formar frases completas nem expressar ações e estados.
- Be (ser/estar) – I want to be a doctor. (Eu quero ser médica.)
- Have (ter) – I have a dog. (Eu tenho um cachorro.)
- Make (fazer) – Let’s make coffee together. (Vamos fazer café juntos.)
- Do (fazer) – I need to do my homework. (Eu preciso fazer minha lição de casa.)
- Say (dizer) – Please say your name. (Por favor, diga seu nome.)
- Go (ir) – I go to school by bus. (Eu vou para a escola de ônibus.)
- Know (saber/conhecer) – I know the answer. (Eu sei a resposta.)
- See (ver) – I see a bird in the tree. (Eu vejo um pássaro na árvore.)
- Think (pensar) – I think it’s a good idea. (Eu acho que é uma boa ideia.)
- Look (olhar) – Look at the beautiful flowers! (Olhe para as flores bonitas!)
- Want (querer) – I want a new toy. (Eu quero um brinquedo novo.)
- Give (dar) – Give me the book, please. (Me dê o livro, por favor.)
- Find (encontrar) – Can you find the hidden treasure? (Você pode encontrar o tesouro escondido?)
- Love (amar) – I love my family. (Eu amo minha família.)
- Like (gostar) – I like ice cream. (Eu gosto de sorvete.)
- Work (trabalhar) – My dad works at a hospital. (Meu pai trabalha em um hospital.)
- Call (chamar/ligar) – I will call you later. (Eu vou te ligar mais tarde.)
- Feel (sentir) – I feel happy today. (Eu me sinto feliz hoje.)
- Help (ajudar) – Can you help me with this puzzle? (Você pode me ajudar com este quebra-cabeça?)
- Follow (seguir) – Follow me to the park. (Siga-me até o parque.)
- Draw (desenhar) – Draw a picture of your family. (Desenhe um quadro da sua família.)
- Paint (pintar) – Let’s paint a rainbow. (Vamos pintar um arco-íris.)
- Sing (cantar) – Sing your favorite song. (Cante sua música favorita.)
- Dance (dançar) – Dance to the music. (Dance ao som da música.)
- Read (ler) – Read a book every day. (Leia um livro todos os dias.)
- Write (escrever) – Write your name here. (Escreva seu nome aqui.)
- Listen (ouvir) – Listen to the story. (Ouça a história.)
- Watch (assistir) – Watch the movie with me. (Assista ao filme comigo.)
- Build (construir) – Build a house with blocks. (Construa uma casa com blocos.)
- Cook (cozinhar) – Let’s cook dinner together. (Vamos cozinhar o jantar juntos.)
- Clean (limpar) – Clean up your toys. (Limpe seus brinquedos.)
- Help (ajudar) – Can you help me, please? (Você pode me ajudar, por favor?)
- Play (brincar) – Let’s play outside! (Vamos brincar lá fora!)
- Walk (caminhar) – I walk to the park. (Eu caminho até o parque.)
- Run (correr) – He likes to run fast. (Ele gosta de correr rápido.)
- Sleep (dormir) – I sleep eight hours a night. (Eu durmo oito horas por noite.)
- Wake up (acordar) – I wake up early. (Eu acordo cedo.)
- Brush teeth (escovar os dentes) – Brush your teeth twice a day. (Escove seus dentes duas vezes por dia.)
- Wash hands (lavar as mãos) – Wash your hands before eating. (Lave suas mãos antes de comer.)
Veja também:
Lugares (places)
Aprender os nomes dos lugares em inglês facilita a comunicação sobre onde estão, para onde vão e onde desejam ir.
- Home (casa) – I like to stay home. (Eu gosto de ficar em casa.)
- School (escola) – I learn new things at school. (Eu aprendo coisas novas na escola.)
- Park (parque) – Let’s go to the park. (Vamos ao parque.)
- Playground (parquinho) – The playground is fun. (O parquinho é divertido.)
- Store (loja) – We buy clothes at the store. (Nós compramos roupas na loja.)
- Library (biblioteca) – The library has many books. (A biblioteca tem muitos livros.)
- Zoo (zoológico) – We saw lions at the zoo. (Nós vimos leões no zoológico.)
- Beach (praia) – Let’s build a sandcastle at the beach. (Vamos construir um castelo de areia na praia.)
- Swimming pool (piscina) – I love to swim in the pool. (Eu amo nadar na piscina.)
- Museum (museu) – The museum is full of history. (O museu está cheio de história.)
- Hospital (hospital) – The doctor works at the hospital. (O médico trabalha no hospital.)
Transporte (transportation)
Conhecer os nomes dos meios de transporte, como carro, ônibus e bicicleta, permite que as crianças falem sobre suas rotinas de viagem, compreendam direções e participem de escolhas sobre como se deslocar.
- Car (carro) – We travel by car. (Nós viajamos de carro.)
- Bus (ônibus) – I take the bus to school. (Eu pego o ônibus para a escola.)
- Bicycle (bicicleta) – I ride my bicycle every day. (Eu ando de bicicleta todos os dias.)
- Train (trem) – The train is very fast. (O trem é muito rápido.)
- Airplane (avião) – We fly in an airplane. (Nós voamos de avião.)
- Boat (barco) – We sailed the boat on the lake. (Nós navegamos o barco no lago.)
- Motorcycle (moto) – He rides a motorcycle. (Ele anda de moto.)
- Truck (caminhão) – The truck carries heavy loads. (O caminhão carrega cargas pesadas.)
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