O Halloween é uma tradicional festa dos Estados Unidos, comemorada no dia 31 de outubro. Embora não se tenha certeza de como surgiu ou quando, historiadores acreditam que se originou do Samhain, um festival pagão praticado pelos celtas das Ilhas Britânicas. A festa comemorava o período de colheitas, já que marcava a passagem do verão para o inverno, além de celebrar os mortos. O uso de máscaras e fantasias vem também dessa tradição, e esses adereços eram utilizados como proteção para que as pessoas não fossem reconhecidas pelos espíritos que vagam pela terra durante essa época.
Mesmo sendo uma celebração da cultura irlandesa e britânica, ela se popularizou nos Estados Unidos, especificamente no século 19. Atualmente, é um dos feriados mais importantes do país e, por meio da cultura pop e internet, espalhou-se para o restante do mundo, incluindo o Brasil. Conhecido por aqui como Dia das Bruxas, tornou-se uma tradição voltada para jovens adultos, que preparam festas à fantasia, mas também é muito comum ser celebrado em escolas, seja com brincadeiras ou atividades temáticas.
Dentro das possibilidades escolares, o Halloween e outras efemérides e datas comemorativas internacionais podem ser utilizadas dentro do ensino do segundo idioma e na escola bilíngue. Quando se fala de aquisição de uma segunda língua, não se aprende apenas a gramática, mas também a cultura e a língua como um todo. Shalomir Saunders, assessora pedagógica da Eduall, explica que é preciso se envolver e entender o que se está aprendendo. “Os feriados são marcos na história de um país, e é através dos feriados internacionais que acabamos aprendendo uma diversificação muito grande da língua alvo, envolvendo cultura, história, geografia, arte, culinária, sociedade, e muito mais.”
Pensando nisso, é possível comemorar os feriados internacionais de diversas maneiras, respeitando as tradições e culturas locais de cada lugar. Shalomir diz que esse envolvimento pode ser feito por meio de atividades interativas, buscando informação sobre o feriado com apresentações, pesquisas, brincadeiras, interação entre os alunos e até mesmo com os pais dos estudantes, fazendo a disseminação do conteúdo pelo ambiente de aprendizado. “É sempre importante trazer ao conhecimento dos alunos a questão histórica e cultural do feriado em questão, promovendo significância, conexão e relevância ao que estão aprendendo.”
Como usar o Halloween em sala
Sendo um dos feriados norte-americanos mais famosos ao redor do mundo, o Halloween possibilita o ensino de inglês de uma maneira divertida e universal. Tayrone Rolim, assessor pedagógico da Eduall, exemplifica: os alunos podem se fantasiar do que quiserem, encorajando-os a trabalhar sua imaginação. Além das já famosas fantasias, os professores podem apresentar vocabulários e exercícios gramaticais relacionados à data, como falsos cognatos na língua inglesa: fantasy, por exemplo, não é fantasia de vestir, mas um estilo literário. Já a palavra para o traje é costume.
Para além do Dia das Bruxas, tratando-se da língua inglesa, existem diversos feriados, como Valentine’s Day (Dia dos Namorados, em fevereiro), Easter (Páscoa, em fevereiro ou março), Saint Patrick’s Day (Dia de São Patrício, em março), Thanksgiving (Dia de Ação de Graças, em novembro), entre outros.
Mantendo o ensino bilíngue multicultural
O aluno que consegue entender e distinguir sua cultura e a cultura de outros países apresentados em aulas consegue ter uma visão crítica e global e, por muitas vezes, desenvolve um sentimento de pertencimento e afinidade com outras culturas além da sua própria. Tayrone diz que as implicações são mais positivas do que negativas. “Alunos que, um dia, podem ter a oportunidade de viajar para algum país sobre o qual aprenderam seus costumes estarão muito mais preparados para enfrentar e aceitar diferenças que ali se encontram.”
Os modos de falar e agir em meio a diferentes culturas e suas comemorações são habilidades desenvolvidas no ensino bilíngue e potencializadas quando o aluno tem experiência em sala de aula. No Thanksgiving,por exemplo, pode-se contar a história dos Estados Unidos e o envolvimento de duas culturas e sociedades, trazendo essa convivência até os dias de hoje. É um feriado amplamente celebrado, até mais do que o próprio Natal em algumas regiões, trazendo a importância de ser grato por algo, e aproximando família e amigos por meio da gratidão.
A importância de um ensino bilíngue e multicultural amplia as fronteiras do aprendizado para os alunos, que têm a oportunidade de imergir em uma língua. Língua essa que, em si, é fruto da cultura e meio onde vivem. “As instituições escolares têm no ensino bilíngue a ótima oportunidade de transportar os seus alunos para outros países dentro da própria sala de aula por meio de festas comemorativas, aulas expositivas e uma jornada gamificada”, diz Tayrone.
Dentro desse aprendizado, são desenvolvidas diversas competências, e a mais proeminente talvez seja a socialização. Os alunos são expostos a diferentes maneiras de pensar e de se expressar quando estão participando de uma aula de programa bilíngue, na qual o professor pode inserir esses alunos em diferentes contextos culturais, como os holidays, bem como expressões idiomáticas usadas somente naqueles países e em situações específicas. Dessa forma, o educador os prepara não somente para sua realidade mas para as diversas realidades do mundo.
Dicas de atividades para um Halloween bilíngue
Shalomir dá alguns exemplos de atividade que podem ser feitas durante o Halloween:
- Expressões idiomáticas
Introduza expressões como “skeletons in the closet” (esqueletos no armário), “witching hour” (hora das bruxas) ou “scream bloody murder” (gritar como um louco), prestando atenção à sensibilidade da última e, se preciso, trocar murder por crazy. Explique o significado e o contexto de uso de cada uma e peça que os alunos criem frases ou pequenas histórias que incorporem as expressões aprendidas. Por fim, realize jogos de adivinhação com expressões idiomáticas, onde os alunos devem adivinhar o significado com base no contexto.
- Vocabulário
O objetivo aqui é apresentar o vocabulário relacionado ao Halloween, entre nomes de objetos, criaturas e atividades. Comece a aula mostrando imagens ou objetos relacionados ao Halloween, como abóboras, fantasias, bruxas, aranhas, etc. Apresente o vocabulário associado a esses elementos, pronunciando as palavras e incentivando os alunos a repeti-las. Use flashcards com imagens e palavras para jogos de correspondência ou adivinhação e inclua atividades práticas, como a criação de um painel de vocabulário com imagens e palavras.
- Gramática
O foco agora é fornecer prática gramatical e revisar estruturas aprendidas em aulas anteriores. Primeiro, introduza estruturas gramaticais relevantes ao Halloween, como o uso de tempos verbais para contar histórias de terror: “the ghost appeared when the clock struck midnight” (O fantasma apareceu quando o relógio bateu meia-noite).
Depois, forneça exercícios práticos para os alunos aplicarem as estruturas gramaticais em frases relacionadas ao Halloween. Aproveite para revisar aulas anteriores, incorporando vocabulário e expressões idiomáticas do Halloween nas atividades.
Certifique-se de que as aulas sejam interativas e envolventes, permitindo que os alunos pratiquem ativamente o que aprenderam. Alguns jogos podem ser divertidos, como o mummy time. Para a brincadeira, peça que cada estudante leve dois rolos de papel higiênico para a próxima aula. Separe-os em duplas, nas quais um aluno deve enfaixar o outro enrolando o papel higiênico. Com um cronômetro em mãos, ganha a dupla que enfaixar primeiro, sem rasgar o papel. Caso isso ocorra, eles devem começar tudo de novo.