Como a formação continuada de docentes favorece a aprendizagem bilíngue?

Atualização permite que professores tenham acesso a novidades sobre metodologias, desenvolvimento linguístico e recursos tecnológicos para garantir a qualidade do ensino

É consenso na literatura educacional que um dos principais fatores que contribui para o sucesso do ensino é o engajamento do professor. Um estudo inédito recém-publicado, realizado pelo Instituto Península e pelo Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) da Fundação Getulio Vargas (FGV), quantificou o impacto dos educadores no desempenho escolar dos estudantes. Segundo o levantamento, a qualidade do professor é responsável por 57,76% do aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental e por 36% no Ensino Médio.

Com o título “Estudo sobre a influência dos professores na qualidade do aprendizado no Brasil“, a pesquisa teve como objetivo analisar o impacto dos docentes na vida dos alunos, abordando três questões fundamentais:

  • qual é a qualidade dos professores no Brasil, considerando sua formação inicial e capacitação ao longo da carreira;
  • quais as relações da qualidade docente com os resultados da política educacional, mensuradas a partir da performance dos estudantes;
  • quais os impactos da qualificação dos professores na sociedade no médio e longo prazo.

O estudo cruzou dados do Censo Escolar, da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Censo do Ensino Superior e levou em consideração informações como formação acadêmica inicial, formação pedagógica, competências docentes e condições de profissionalização dos professores. Entre as conclusões, apontou que “aprimorar a formação, as condições de trabalho e o desenvolvimento dos professores ao longo da carreira permanecem como prioridades para promover uma educação de qualidade em todo o país”.

O papel do professor no processo de aquisição da 2ª língua         

No ensino bilíngue, o papel do professor não é diferente. Investir na atração e na formação de bons profissionais é o principal caminho para o desenvolvimento e o avanço linguístico dos alunos. Fabrício Romão, assessor pedagógico da Eduall, diz que a formação continuada é essencial para que o professor se mantenha atualizado sobre metodologias, desenvolvimento linguístico e cultural e recursos tecnológicos, garantindo a qualidade do ensino oferecido aos estudantes.

“Com a evolução constante da educação e da sociedade, a capacitação contínua permite que os docentes se adaptem às novas tendências e necessidades dos alunos e do sistema educacional como um todo”, destaca. “Por atuarmos em meio a tanta diversidade e em ambiente multicultural, outro ponto importante é que nos ajuda a promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos.” Ele elenca alguns exemplos de como a formação continuada do professor bilíngue pode contribuir positivamente para a aprendizagem dos estudantes:

  • instruções mais precisas e assertivas, ajudando os alunos a desenvolverem habilidades linguísticas;
  • implementação de práticas pedagógicas mais eficazes;
  • integração da tecnologia no processo de ensino, proporcionando aos alunos acesso a recursos que enriquecem a aprendizagem.

NILE e PROFS

Como exemplo de formação continuada, Fabrício cita o Norwich Institute for Language (NILE), um dos maiores fornecedores mundiais de treinamento e desenvolvimento para o ensino da língua inglesa, incluindo programas online. Desde 1995, já treinou mais de 50 mil professores do ensino fundamental ao superior, em mais de 60 países, com diferentes níveis de qualificação e experiência. Membro da English UK, a UK Chamber of Commerce e credenciada pelo British Council para o ensino de inglês, oferece desde cursos de curta duração até programas de mestrado. Dois módulos do NILE estão disponíveis para os professores da Eduall por meio do PROFS, o ambiente virtual de formação continuada e apoio pedagógico da SOMOS Educação:

  • English for Teachers, dois cursos que contabilizam 100 horas de instrução
  • Methodology in the Classroom, três cursos que somam 75 horas de duração.

Segundo Fabrício, a gama de treinamentos e cursos dentro da PROFS proporciona uma série de reflexões sobre como abordar vários dos temas da metodologia bilíngue. “Nem sempre uma abordagem que funciona para um determinado grupo de alunos é eficaz para outro. Devemos aprender a interpretar os estilos de aprendizagem de nossos estudantes a fim de ajudá-los a encontrar sua melhor forma de aprender”, ressalta. “Os cursos da NILE e PROFS contemplam desde técnicas sobre contextos e conteúdo do ensino da língua inglesa até módulos que nos ajudam especificamente em cada ciclo da vida escolar.”

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