Proficiência na língua: como a criança pode adquiri-la?

Ao contrário do que muita gente acredita, quanto mais cedo uma criança for exposta a um novo idioma, melhor. Isso porque o cérebro tem mais plasticidade na infância e o aprendizado será mais rápido e eficaz.

Além disso, nessa fase, estamos naturalmente mais abertos à compreensão dos fonemas, o que permite uma pronúncia praticamente perfeita.

Nesse contexto, o ensino bilíngue desde cedo é o caminho para a aprendizado de um novo idioma, mas também para um bom desenvolvimento infantil.

Como ensinar uma segunda língua para as crianças?

Para a assessora pedagógica da Eduall, Helena Maria Hoeschl Gonçalves, é preciso conversar em Inglês com as crianças seguindo estratégias e técnicas.

“É importante que a criança tenha uma exposição eficiente ao idioma, tanto de forma quantitativa como qualitativa”, explica a assessora. “O aprendizado não pode ser algo chato, pesado, ninguém aprende se for algo imposto, ao contrário, aprender um idioma deve ser prazeroso.”

Com as crianças da Educação Infantil o foco está em brincar. As aulas devem começar e terminar com música. O dia deve ser recheado de jogos e atividades lúdicas.

“O professor deve planejar a aula levando em consideração o tempo de concentração das crianças, as atividades devem ser pensadas para oportunizar o aprendizado e oferecer momentos de engajamento nesse processo”, avalia Helena. Segundo ela, a criança precisa ter atividades todos os dias da semana em inglês na escola, mas também em casa.

E qual é o papel da família nesse processo?

Os pais podem usar recursos culturais. Assistir vídeos, filmes, animações e séries em inglês pode ser muito interessante para as crianças e adolescentes, além de garantir o contato com a língua.

“Os pais podem colocar músicas que as crianças gostem de ouvir em inglês; flashcards com nomes de objetos e frutas em inglês também podem ser usados”, diz Helena. “O importante é que a criança tenha o contato com o idioma de maneira lúdica.”

A plataforma Eduall também oferece ferramentas que funcionam como estímulos tanto em sala de aula, como em casa.

“Para o ensino fundamental, recomendo o uso do BOOKR, os estudantes têm acesso aos audiolivros 100% em inglês, com imagens e jogos e a Mental UP, uma plataforma de Inteligência artificial que usa os jogos para auxiliar no processo de aprendizagem,” conclui a assessora pedagógica.

Compartilhar:

Conteúdos relacionados

Metodologias ativas e bilinguismo
Como implementar uma solução bilíngue na sua escola?
Avaliação e monitoramento na educação bilíngue

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER