O domínio do inglês permite que a criança tenha contato com culturas de diferentes países pelo mundo, de acordo com um estudo publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. Isso pode acontecer por meio de viagens no exterior ou pelos meios de comunicação. De acordo com Murilo Motta, assessor pedagógico do Eduall, os estudantes que dominam a língua inglesa têm acesso a uma vasta gama de recursos culturais, incluindo filmes, músicas, livros e tradições de diversas nações, o que enriquece suas perspectivas sobre o planeta.
“Além do mais, o inglês facilita a comunicação e interação com pessoas de diferentes origens, o que lhe dá novos horizontes socioculturais”, afirma. “Ou seja, o conhecimento na língua inglesa é algo fundamental na formação de um cidadão global, dando a oportunidade de enxergar o mundo por diferentes perspectivas e capacitando os indivíduos a serem cidadãos mais conscientes e respeitosos”.
Ampliar a visão de mundo
O especialista diz que tradições e fenômenos culturais caracterizam a identidade de um povo, e o inglês desempenha um papel significativo ao permitir que as pessoas compreendam e participem dessas celebrações de diversas maneiras. Ele cita:
- Troca Cultural: Durante as festas de fim de ano, existem celebrações como Hanukkah, Diwali, Natal e outras festividades. Nos Estados Unidos, por exemplo, as festas de fim de ano se iniciam no Dia de Ação de Graças e se estendem até o Ano-Novo! A língua inglesa permite contato com todos estes eventos culturais, bem como pessoas destes locais, enriquecendo assim suas próprias celebrações.
- Música e entretenimento: Canções natalinas, filmes temáticos, especiais de TV e outras formas de entretenimento associadas às festas de fim de ano são frequentemente em inglês. Dominar o idioma permite desfrutar dessas expressões culturais de forma mais completa.
- Compras e presentes: Muitos produtos, especialmente online, têm informações em inglês. Compreender o idioma facilita o processo de compra e seleção dos presentes.
“O aprendizado de inglês não apenas abre portas para oportunidades educacionais e profissionais, mas também amplia os horizontes culturais e pessoais do aluno, preparando-o para um mundo cada vez mais globalizado”, conclui Murilo.
Tradições de festas de fim de ano em países que falam a língua inglesa
As tradições das festas de fim de ano em países anglófonos abrangem bem mais festividades do que as conhecidas Ação de Graças, ceia de Natal e banquete de Ano-Novo. O assessor pedagógico fala de alguns exemplos:
- Na Escócia, a primeira pessoa do ano que pisa em sua casa deve sempre entrar com o pé direito! Além do mais, ela deve carregar um presente consigo para garantir boa sorte;
- Nos Estados Unidos, uma tradição de Ano-Novo muito comum é a contagem regressiva na Times Square, que conta com shows de diversos artistas famosos e com a descida até o solo da bola de cristal Waterford na contagem do minuto final, simbolizando a virada de ano;
- Na Austrália, uma tradição que também é comum para os brasileiros é a famosa queima de fogos que ocorre na ponte da baía de Sydney, encantando os espectadores presentes.
Expressões em inglês sobre o Natal e o Ano-Novo
Nos países anglófonos, as expressões festivas podem variar. Conheça diferentes formas de desejar um bom Natal e um feliz Ano-Novo em inglês:
- Happy Holidays: para não excluir outras tradições festivas não-cristãs da mesma época, como o Hanukkah, pode ser utilizada a frase “Boas Festas!”
- Merry Christmas: a mais comum expressão natalina nos Estados Unidos pode significar algo como “Alegre Natal!” ou “Agradável Natal!”
- Happy Christmas: em alguns locais do Reino Unido, os britânicos podem utilizar a versão inglesa de “Feliz Natal!”
- Have a good Chrissy: na Austrália, é comum abreviar a palavra “Christmas” para “Chrissie” ou “Chrissy”, com a expressão “Tenha um bom Natal!”
- Happy New Year: assim como no Brasil, é comemorado o “Feliz Ano Novo!” logo após a contagem regressiva do fim do dia 31.
Também existem certas expressões que se tornaram parte do vocabulário natalino e de Ano-Novo. Conheça algumas:
- Santa Claus: nos Estados Unidos, é como se chama o Papai Noel. No Reino Unido, ele é conhecido como “Father Christmas” (“Pai Natal”).
- Christmas Eve: traduzida como a noite (evening) ou a véspera de Natal, o dia 24 nos Estados Unidos é o período principal para a festa.
- Christmas Day: o dia 25 é considerado o dia de Natal “oficial”, e é quando os australianos costumam ter mais comemorações.
- Boxing Day: em alguns países anglófonos, o dia 26 também é reservado para trocas de presentes nas lojas e pequenas atrações. Na Irlanda, é comemorado o “Saint Stephen’s Day” (“Dia de Santo Estevão”).
- New Year’s Eve: assim como a noite de Natal, o dia 31 é quando as comemorações acontecem em boa parte dos países.
- New Year’s Day: o primeiro dia do ano é geralmente um feriado nas nações que falam a língua inglesa.