Quem disse que aprender inglês precisa ser chato? Nada disso! Com livros, dinâmicas e música, fica bem melhor. Quando a sala de aula vira palco de movimento e riso, por exemplo, o aprendizado acontece de forma natural e super divertida, principalmente com as crianças.
Neste artigo da Eduall Solução Bilíngue, você conhece o conceito de nursery rhymes, confere 8 cantigas super legais para a sala de aula e também aprende como trabalhar suas aulas com canções. Acompanhe!
O que são as nursery rhymes?
Nursery rhymes são cantigas populares tradicionais cantadas por crianças de língua inglesa há muitas gerações. Elas são simples, repetitivas e costumam ter rimas marcadas e melodias fáceis de acompanhar. Por isso, são ideais para o ensino de inglês na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Essas músicas ajudam na familiarização com os sons da língua inglesa e no aprendizado de novas palavras de forma natural. Como as letras são curtas e bem-humoradas, os alunos conseguem memorizar com facilidade, mesmo que ainda estejam iniciando no idioma.
Além disso, as nursery rhymes criam um ambiente lúdico na sala de aula, aproximando os alunos do inglês com afeto, ritmo e interação. A seguir, confira 8 cantigas para usar nas suas aulas!
Que tal aproveitar as cantigas e já usar 10 dinâmicas em inglês para sala de aula? Confira o conteúdo completo!
8 cantigas de roda em inglês para usar na sala de aula
As cantigas que você vai ver são ótimas para ensinar vocabulário básico, como partes do corpo, sentimentos, animais, meios de transporte e objetos do dia a dia. Como são bem conhecidas e possuem versões animadas disponíveis online, o trabalho em sala fica ainda mais fácil. Vamos lá?
1. Twinkle, Twinkle, Little Star
Twinkle, twinkle, little star,
How I wonder what you are.
Up above the world so high,
Like a diamond in the sky.
Twinkle, twinkle, little star,
How I wonder what you are!
2. The Wheels on the Bus
The wheels on the bus go round and round,
Round and round, round and round.
The wheels on the bus go round and round,
All through the town.
The wipers on the bus go swish, swish, swish…
The horn on the bus goes beep, beep, beep…
The doors on the bus go open and shut…
The babies on the bus go waa, waa, waa…
The parents on the bus go shh, shh, shh…
3. Old MacDonald Had a Farm
Old MacDonald had a farm, E-I-E-I-O,
And on that farm he had a cow, E-I-E-I-O,
With a moo moo here and a moo moo there,
Here a moo, there a moo, everywhere a moo moo,
Old MacDonald had a farm, E-I-E-I-O.
(Repita com outros animais: pig – oink oink, duck – quack quack, dog – woof woof, etc.)
4. If You’re Happy and You Know It
If you’re happy and you know it, clap your hands (clap clap),
If you’re happy and you know it, clap your hands (clap clap),
If you’re happy and you know it, then your face will surely show it,
If you’re happy and you know it, clap your hands (clap clap).
(Repita com outras ações: stomp your feet, shout “Hurray!”, turn around, etc.)
5. Baa, Baa, Black Sheep
Baa, baa, black sheep,
Have you any wool?
Yes sir, yes sir,
Three bags full.
One for the master,
And one for the dame,
And one for the little boy
Who lives down the lane.
6. Head, Shoulders, Knees and Toes
Head, shoulders, knees and toes,
Knees and toes.
Head, shoulders, knees and toes,
Knees and toes.
And eyes, and ears, and mouth, and nose,
Head, shoulders, knees and toes,
Knees and toes.
7. London Bridge is Falling Down
London Bridge is falling down,
Falling down, falling down,
London Bridge is falling down,
My fair lady.
Build it up with wood and clay…
Wood and clay will wash away…
Build it up with bricks and mortar…
Bricks and mortar will not fall down…
8. Humpty Dumpty
Humpty Dumpty sat on a wall,
Humpty Dumpty had a great fall.
All the king’s horses and all the king’s men
Couldn’t put Humpty together again.

Como trabalhar com cantigas de roda em sala de aula?
A primeira dica é sempre apresentar a cantiga de forma visual e interativa. Use vídeos com animações, flashcards ou objetos reais relacionados à música. Isso ajuda a contextualizar o vocabulário e a manter o interesse dos alunos.
Em seguida, associe gestos ou movimentos às palavras-chave da música. Isso torna o aprendizado mais completo, envolvendo audição, visão e movimento. Por exemplo, ao cantar “Head, Shoulders, Knees and Toes”, incentive os alunos a apontarem para cada parte do corpo.
Você também pode criar brincadeiras simples, como jogos da memória com palavras da música, colagens ou pinturas temáticas. Para alunos mais velhos, uma boa ideia é explorar rimas e pedir que criem novas versões das canções.
Afinal, qual a melhor idade para aprender inglês? Confira!
Eduall Solução Bilíngue: da Educação Infantil ao Ensino Médio
Com a Eduall Solução Bilíngue, sua escola oferece um ensino de inglês conectado com as práticas mais eficazes da educação bilíngue. A proposta inclui recursos lúdicos e tecnológicos para envolver os alunos desde cedo no aprendizado do idioma.
A nossa oferta é flexível: de 3 a 10 aulas por semana para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, e de 2 a 6 aulas no Ensino Médio. Assim, sua escola escolhe o modelo que melhor se encaixa à realidade dos alunos e da equipe pedagógica.
A Eduall trabalha com conteúdos que respeitam o desenvolvimento de cada faixa etária e conectam o inglês ao cotidiano dos alunos. Tudo isso com formação e suporte contínuos para professores.
Invista em um inglês que forma cidadãos bilíngues, preparados para o mundo. Com Eduall, seu projeto bilíngue vai muito além das palavras, ele transforma experiências em aprendizados para a vida inteira. Saiba mais!