Não tem como pensar em uma educação de qualidade sem falar em formação de professor, principalmente quando o assunto é ensino bilíngue. Por essa razão, a Eduall, em parceria com a NILE, criou um programa de formação para professores de inglês.
A NILE é uma consultoria com sede em Norwich, no Reino Unido, que oferece cursos e consultoria para professores, treinadores e profissionais da educação de idiomas em todo o mundo. É considerada uma das principais empresas de treinamento e desenvolvimento para o ensino da língua inglesa – já passaram por ela mais de 50 mil profissionais de 60 países diferentes.
Além disso, a NILE é membro da English UK, a UK Chamber of Commerce e credenciada pelo British Council para o ensino de inglês.
PROFS
Essa empresa foi a escolhida para ser parceira do PROFS (Programa de Formação SOMOS) responsável pela formação e aperfeiçoamento de professores dentro do Eduall.
O programa exclusivo é adaptado para a realidade brasileira, ensinando o inglês como uma segunda língua e elaborado para professores de qualquer nível.
Como explica o assessor pedagógico Murilo Motta, são oferecidas duas modalidades de cursos: o English for Teachers, no qual os professores Eduall têm acesso a dois cursos que contabilizam 100 horas de instrução; e o Methodology in the Classroom, que oferece três cursos que contabilizam 75 horas. Os dois módulos estão disponíveis na plataforma PROFS.
“Nossa proposta não é ensinar Inglês ao professor, mas auxiliar na utilização das ferramentas em sala de aula”, diz Motta. “No English for Teachers, os professores precisam seguir a sequência proposta dos cursos. Também são realizados encontros mensais com os educadores.”
Já o módulo Methodology in the Classroom é dividido em três segmentos e tem como foco a abordagem em sala de aula:
– PRIMARY METHODOLOGY;
– PRE-PRIMARY METHODOLOGY;
– SECONDARY METHODOLOGY.
Cada um traz uma abordagem diferente para cada faixa etária. Os professores são orientados a fazer os módulos conforme a idade dos alunos, mas têm acesso a todos os módulos.
“Além dos cursos, na Eduall, nós fazemos um acompanhamento com a escola e com a coordenação escolar. Os professores que participam do treinamento devem seguir um cronograma com um número mínimo de aulas mensais”, orienta Motta.
Um relatório semestral é gerado com o acompanhamento dos professores, além de abordar aspectos do curso, traz o percentual de aproveitamento que cada membro atingiu, o que torna possível estabelecer um plano para aqueles que não estão tão engajados.
“Quando os professores utilizam as ferramentas e seguem o treinamento em sala de aula, o resultado se reflete imediatamente nos alunos, que aprendem e se desenvolvem mais rapidamente”, conclui.