Solução bilíngue é estruturada com base em gamificação, metodologias ativas, competências do século 21 e CLIL
Conhece a Eduall? É uma solução bilíngue que busca projetar caminhos para que o aluno da escola regular se torne, da melhor maneira possível, bilíngue. Além de permitir que os estudantes concluam a educação básica com proficiência em inglês, a solução tem como objetivo a formação global do aluno.
As escolas que buscam uma carga horária de inglês estendida para o ensino infantil e fundamental podem se organizar, por meio da Eduall, para oferecer de três a dez aulas semanais, na medida que o conteúdo se encaixe na grade. Para o ensino médio estão disponíveis de duas a seis aulas.
Mas muito mais que ampliar a carga horária, a Eduall busca a formação integral do aluno seguindo as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Também oferece uma metodologia que permite ao aluno ser o protagonista de seu aprendizado e o professor um mediador do conhecimento.
“O inglês precisa estar contextualizado, a Eduall oferece conteúdo e língua integrados, é possível, por exemplo, aprender o ciclo da água em inglês”, explica Evelyn de Marchi. “Ao aplicar a língua na prática, o aprendizado se torna mais natural.”
Para isso, a metodologia de ensino é estruturada a partir dos seguintes pilares: gamificação; metodologias ativas; competências para encarar os desafios do século 21, de acordo com cada faixa etária; e abordagem CLIL (Content and Language Integraded Learning), explorando conteúdos culturais para além dos curriculares.
“Durante as aulas, é importante que o aluno fale em inglês, escreva, ensine os outros, veja vídeos, participe de debates, que ele assuma o protagonismo, esse é um passo importante para o sucesso no aprendizado da língua”, avalia Evelyn.
Pilares da nossa solução bilíngue
Nessa jornada de metodologia ativa, a aprendizagem é baseada em projetos que instigam a curiosidade, a criatividade, o pensamento crítico e habilidades de planejamento para buscar soluções para situações da vida real. “Trabalhamos para o desenvolvimento das competências socioemocionais do século 21, que o aluno possa se desenvolver como ser humano.”
A gamificação, que dialoga diretamente com os alunos, é amplamente utilizada em duas trilhas: analógica e online. Em sala de aula, os estudantes encaram desafios oferecidos no material didático — tarefas que precisam ser realizadas individualmente ou em grupo, gerando uma trilha gamificada offline.
Através da plataforma Plurall, a MacMillan oferece atividades, vídeos e áudios.
Por meio da Mental UP, uma plataforma gamificada online, os alunos vão encontrar jogos educativos e mais de 150 exercícios, que ajudam a desenvolver a atenção, memória, lógica, habilidades cognitivas visuais e verbais.
Já a abordagem CLIL (Content and Language Integraded Learning) possibilita que o aprendizado do idioma ocorra ao mesmo tempo em que os estudantes exploram conteúdos diversos como artes ou ciência, por exemplo.
Para completar, os alunos têm acesso a BookR, uma biblioteca digital com objetivo de engajar os estudantes no aprendizado da língua inglesa. “O aluno tem acesso ao audiobook, vídeos e atividades complementares e leva para a sala de aula as dúvidas que eventualmente tenha para discutir com o professor, uma plataforma mais dinâmica, que tem aumentado o engajamento dos estudantes.”