O Cubo Itaú recebeu, entre os dias 14 e 15 de agosto, a Educo Brasil 2023, Conferência de Estratégica de Escolas Privadas. E a Eduall, uma solução de educação bilíngue da SOMOS Educação, marcou presença no evento.
A Educo reuniu especialistas e profissionais da educação para discutir desafios e pensar em como melhorar a educação básica, e garantir que ela seja mais inclusiva e igualitária.
Entre os assuntos abordados nesta 6ª edição do evento, os participantes puderam acompanhar palestras sobre saúde mental, inteligência artificial e combate à violência nas escolas.
A SOMOS Educação estava na feira com um stand para apresentar produtos e soluções para as escolas, como a Eduall, plataforma focada na educação bilíngue. Laurindo Campi, gerente comercial, destacou que o stand da SOMOS foi um espaço aberto destinado a conversas com as instituições de ensino e gestores. Um lugar para a troca de experiências.
Ele reforçou, ainda, que a SOMOS leva soluções complementares que são essenciais para as escolas — soluções capazes de enriquecer a experiência educacional abrangendo aspectos que vão muito além do currículo tradicional ao promover a diversificação pedagógica, a personalização do currículo e do ensino, além de tornar a instituição de ensino mais eficiente.
No caso da Eduall, como observa o gerente comercial, a solução promove o bilinguismo nas escolas, o que é fundamental para preparar os alunos de forma abrangente para o mercado de trabalho e integrá-los em um mundo cada vez mais global e tecnológico.
“Os estudantes desenvolvem habilidades para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo e, deste modo, a SOMOS Educação segue à frente inovando e buscando dentro do seu portfólio trazer soluções que possam atender as escolas para a formação de um aluno integral”, destaca Laurindo.
Além de se aprimorarem no inglês, os estudantes bilíngues também desenvolvem um pensamento criativo e as competências socioemocionais – uma formação fundamental para que esses jovens possam enfrentar os desafios do século 21.
Desta forma, a proposta da Eduall dialoga diretamente com os temas debatidos na Educo, que abordou nas palestras temas como a importância da educação integral, o que se espera da escola do futuro e diferentes palestras sobre a autorregularão das emoções.
A Eduall oferece uma abordagem interdisciplinar permitindo que os estudantes aprendam o inglês juntamente com outros conteúdos, seguindo as orientações estabelecidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Também segue a ideia de uma educação mais tecnológica, oferecendo atividades de gamificação, que dão aos estudantes mais autonomia e protagonismo na sua jornada de aprendizado.
“A Educo é um evento importante, que já está na 6ª edição, que oferece palestras que se encaixam com os temas que trabalhamos nos nossos produtos, por exemplo, ouvi uma palestra sobre empatia, diversidade e inclusão – temas que a SOMOS trabalha em todas as soluções de ensino e que durante a feira foram apresentados para as grandes escolas”, explica a gerente pedagógica Alessandra Zuanon.
Educo Brasil:
Com formato executivo e interativo, a Educo tem como proposta promover a troca de conhecimento e a interação entre os palestrantes e o público. Além disso, o evento oferece oportunidades de networking e estímulo ao desenvolvimento de negócios.
Marcaram presença na Educo, entre outros nomes, Raquel Franzim (Coord. Geral de Ed. Integral e Tempo Integral no MEC – Ministério da Educação); Luis Carlos de Meneses (Coord. da Cátedra de Ed. Básica do Inst. de Estudos Avançados da USP – Universidade de São Paulo); Dora Kaufman (Professora e Pesquisadoara da PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica); Célio Müller (Advogado Especialista em Direito Educacional Müller Martin Advogados); Ana Paula Siqueira (Advogada e Palestrante especializada em Bullying e Cyberbullying); Tania Fontolan (Diretora Pedagógica da SOMOS Educação), Viltalina Silva (Professora e vencedora do Prêmio do Movimento LED – Luz na Educação do Centro Educacional Maria Quitéria), entre outros.
O evento trouxe para o centro do debate assuntos que tem preocupado educadores, dirigentes de escolas e famílias. Além de apontar para os novos caminhos que a educação deve seguir nos próximos anos. As palestras giraram em torno dos seguintes assuntos:
– A importância da formação integral do aluno e a relação da sua falta com o aumento da violência escolar;
– Saúde mental e comportamento;
– Diversidade, equidade e inclusão;
– Ações efetivas para o combate da violência nas escolas;
– Inteligência artificial e a educação;
– Inovações do Mercado;
– Gestão escolar e tecnologia;
– Escola do Futuro: quais as ações do presente precisamos considerar para construir a escola do futuro.
Eduall
Resultado de uma parceria exclusiva entre a SOMOS Educação e a Macmillan Education, a Eduall é uma solução exclusiva de ensino de inglês que oferece flexibilidade e consistência na transição da escola para o ensino bilíngue.
Projetada para acompanhar todas as fases do aprendizado, a solução é flexível e moldada a diferentes realidades, o que permite a personalização da oferta de ensino para todos os segmentos da Educação Básica, de acordo com as necessidades da instituição de ensino.