Como aprender inglês estimula a formação cognitiva da criança?

“Meu filho é muito pequeno para aprender uma nova língua.” “Primeiro, meu filho vai falar bem o português para, depois, aprender outro idioma.” “Uma educação bilíngue vai atrapalhar a alfabetização do meu filho.”

Boa parte dos professores que trabalha com educação bilíngue já ouviu esse tipo de comentário. Muitas informações falsas circulam nas redes e mitos ainda preocupam pais e familiares na hora de escolher uma escola para as crianças, principalmente na Educação Infantil.

Esses mitos ainda estão muito presentes no Brasil, mas é preciso pensar que boa parte da população mundial é bilíngue. Na Suíça, por exemplo, uma criança aprende a falar quatro idiomas: alemão, francês, italiano e romanche.

A melhor forma de aprender um novo idioma é começar cedo

O cérebro infantil tem uma grande plasticidade e está pronto para receber diversos estímulos. “As sinapses são mais aguçadas na primeira infância. Claro que podemos aprender um segundo idioma em qualquer idade, mas, quanto antes, o aprendizado será mais fácil e melhor”, orienta a assessora pedagógica da Eduall, Helena Maria Hoeschl Gonçalves.

Estudos feitos pelo MIT (Massachusetts Institut of Technology) e pela Universidade de Stanford mostram uma série de benefícios do bilinguismo.

Primeiro, com relação ao aprendizado da língua. As crianças conseguem fixar melhor a estrutura da língua de uma forma natural, usando-a desde cedo. Na infância, o ser humano tem mais facilidade de aprender corretamente os fonemas e uma possibilidade maior de ter uma pronúncia perfeita ou mais próxima de um nativo.

O estudo Bilingual Brains da Universidade de Stanford, na Califórnia, mostra que crianças bilíngues têm maior facilidade em bloquear distrações, focar, organizar informações e reter atenção, graças à neuroplasticidade.

“De acordo com esse estudo, crianças bilingues são mais sociáveis, flexíveis na hora de resolver um problema e abertas ao novo”, destaca Helena.

Conforme os estudos, a exposição ao idioma desde cedo desperta também a musicalidade. Além disso, crianças bilíngues têm mais facilidade com os pensamentos de lógica e cálculo, boa concentração, focam mais rápido e desempenham melhor as tarefas.

Compartilhar:

Conteúdos relacionados

Metodologias ativas e bilinguismo
Como implementar uma solução bilíngue na sua escola?
Avaliação e monitoramento na educação bilíngue

RECEBA A NOSSA NEWSLETTER