Como atrair a atenção do estudante de maneira envolvente e divertida durante a aula? Esse é um dos desafios da maioria dos professores. Para isso, vale usar a criatividade e ferramentas que tornem o processo de aprendizagem mais atrativa. Nesse contexto, a SOMOS Educação desenvolveu a BOOKR, uma plataforma para o ensino bilíngue.
Tanto para alunos do Ensino Fundamental como do Ensino Médio, a estratégia é transformar o aprendizado da língua inglesa de forma mais interativa por meio de gamificação e conteúdo.
O BOOKR Class alia a educação e o entretenimento com o objetivo de engajar os estudantes no aprendizado da língua inglesa.
A Eduall oferece uma plataforma 3 em 1: um aplicativo de biblioteca direcionado aos alunos que é seguro, sem anúncios e fácil de usar. Além disso, oferece um painel do professor com estatísticas em tempo real.
“É uma ferramenta que disponibiliza informações a todo momento, para os mais diferentes níveis de leitura”, explica o assessor pedagógico Fabrício Romão. “O professor tem disponível na BOOKR diferentes temas, que podem complementar as aulas ou mesmo ser um estímulo para uma aula invertida.”
Gamificação e Aprendizado
A plataforma oferece mais de mil títulos em inglês e o estudante só tem acesso ao conteúdo adequado para sua faixa etária.
As histórias são contadas por meio de audiolivros, com conteúdo interativo, considerando o nível léxico do aluno e alinhado ao Quadro Europeu Comum de Referência para Língua. Romão destaca que os jovens são “colocados no clima da leitura”.
Na BOOKR, os livros também são ricamente ilustrados e é possível acompanhar a narração da história em inglês, mas o estudante só pode passar para outra página se realizar as atividades propostas.
“As páginas são animadas e os jogos auxiliam no desenvolvimento do vocabulário, auxiliando na fixação das palavras”, destaca o assessor pedagógico.
A gamificação utilizada na plataforma tem como objetivo aumentar o engajamento e a motivação. O uso dos jogos é um recurso para capturar o interesse dos alunos e manter a vontade de continuar aprendendo.
Outro ponto positivo apontado por Romão é que a plataforma é aberta para o professor utilizar da melhor maneira para o desenvolvimento do seu trabalho.
“Cada professor conhece seus alunos. Se for uma sala resistente à leitura, as histórias do BOOKR Class podem ser usadas para apresentações de esquetes teatrais ou para uma aula invertida. Um livro oferece muitas abordagens e possibilidades para serem trabalhadas em sala de aula”, avalia o especialista.